Uma rede local virtual, normalmente denominada de VLAN (Virtual Local Area Network), é uma rede logicamente independente. Várias VLANs podem coexistir em um mesmo comutador (switch), de forma a dividir uma rede local (física) em mais de uma rede (virtual), criando domínios de broadcast separados.
A identificação da VLAN é um campo de 12 bits no cabeçalho Ethernet, fornecendo suporte para até 4.
Ligue à sua VLAN usando o cabo Ethernet. digitalizar os pacotes de entrada para o seu computador ; . Estes são os que vão ser rotulados. Procure o VLAN ID , que será listado em uma " 802.
Para criar novas VLANs podemos utilizar o modo de configuração global ou o vlan database (não recomendado). Veja abaixo as configurações da VLAN10 em modo de configuração global, depois da VLAN20 em modo de vlan database e depois um show vlan brief mostrando as LANs Virtuais criadas.
Existem grandes diferenças entre a LAN e a VLAN, como o trabalho da LAN em um domínio de broadcast único, enquanto o VLAN trabalha em um domínio de broadcast múltiplo. ... A LAN virtual só pode ser criada usando switches ou pontes enquanto em hubs da LAN, switches e roteadores são usados.
Por exemplo, deixar das portas 1 à 10 para uma VLan e da 11 à 20 para outra. Também temos que conectar o switch ao roteador. Podemos usar uma das portas que sobraram, a onze, por exemplo. O primeiro passo para configurar o switch é acessar o modo de usuário privilegiado.
Aprenderemos agora como configurar a VLAN no Switch Web Smart através do exemplo a seguir:
Lembrando que, por padrão, VLANs diferentes não se comunicam, pois tem domínios de broadcast exclusivos. Para que esta comunicação entre duas VLANs distintas seja realizada, precisamos utilizar um roteador ou um switch camada 3 (multi-layer).
Os switches Cisco Catalyst, tais como os modelos 2950, 2960, 3560 e outros tem suas portas alocadas por padrão na VLAN 1. Para criar novas VLANs basta utilizar o comando “vlan num-vlan” em modo de configuração global, sendo que o “num-vlan” é o numero ou ID da VLAN que você deseja criar.
Preparações avançados:
modem e roteador wifi sagemcom - fast 2705 - Operadora - Oi.
Vai ser preciso colocar o roteador wi-fi da Oi em um local relativamente alto para que o sinal seja bem espalhado. O modem vai ter um dos seus cabos conectado nele e o outro no computador; por sua vez, o roteador vai ser posto na tomada e um dos seus cabos conectado ao modem.
Caso o seu não tenha o botão, basta ir no menu de configuração do seu roteador, digitando o número 1 no browser, para aparelhos da D-Link.
Primeiro, você precisa conectar seu roteador ao seu modem. Na porta WAN, conecte a outra extremidade do cabo Ethernet à porta Ethernet na parte traseira do seu modem. Verifique se o modem está ligado e você estará pronto para se conectar à Internet.
Como usar um roteador como um repetidor