- Foi um movimento modernista e de vanguarda. - Contrário a reprodução (imitação) da cultura estrangeira. Os integrantes do movimento defendiam uma arte genuínamente brasileira, embora não fossem contrários ao contato com a cultura estrangeira, desde que essa passasse por um processo de ressignificação.
O Manifesto Antropofágico foi um marco no Modernismo brasileiro, pois não somente mudou a forma do brasileiro de encarar o fluxo de elementos culturais do mundo, mas também colocou em evidência a produção própria, a característica brasileira na arte, ascendendo uma identidade tupiniquim no cenário artístico mundial.
O Manifesto Antropófago (ou Manifesto Antropofágico) foi um manifesto literário escrito por Oswald de Andrade, principal agitador cultural do início do Modernismo brasileiro, o qual fundamentou o movimento antropofágico.
O Movimento Antropofágico foi uma corrente de vanguarda que marcou a primeira fase modernista no Brasil. Liderado por Oswald de Andrade (1890-1954) e Tarsila do Amaral (1886-1973), a finalidade principal era de estruturar uma cultura de caráter nacional.
O objetivo do movimento modernista era romper com o tradicionalismo e se livrar dos paradigmas e das regras sobre como fazer arte que prevaleciam no momento. O Modernismo no Brasil apareceu como um movimento que prezava pela independência e valorização da cultura cotidiana brasileira.
A proposta do movimento era a de assimilar outras culturas, mas não copiar. A marca símbolo do Movimento Antropofágico é o quadro Abaporu (1928) de Tarsila do Amaral, o qual foi dado de presente ao marido, Oswald de Andrade.
Resposta. Resposta: Tem várias características entre elas são o uso regular de cores vivas;as formas geométricas com estilo cubista, além de influências do surrealismo na forma de suas pinturas.
A obra apresentada hoje mostra um dos símbolos mais importantes da Antropofagia. A cobra grande é um animal que assusta e tem poder de "deglutição". Além disso, apresenta-se também o ovo, uma gênese, o nascimento de algo novo. A obra transmite a proposta da Antropofagia.
O valor de uma obra de arte pode ser determinado por uma série de detalhes e motivos que não seguem um rito específico. Mona Lisa, o quadro mais valioso e famoso do mundo, já foi cotado em 5,5 bilhões. Este valor pode ter sido fruto de toda a história que envolve a obra durante estes 515 anos de existência.
Abaporu
As 10 obras de arte mais caras do mundo
Veja a seguir o ranking de 10 obras mais caras já negociadas em leilões:
As 17 pinturas mais famosas do mundo