O ambiente geral é o meio mais amplo que envolve toda a sociedade, as noções, organizações, empresas, comunidades etc. Todas as organizações operam em um macroambiente, que é definido pelos elementos mais gerais no ambiente externo que pode potencialmente influenciar decisões estratégicas.
O ambiente geral caracteriza-se por elementos indiretos ao ambiente competitivo da organização; e o ambiente setorial, por elementos que apresentam implicações mais diretas e imediatas.
O ambiente geral de uma organização ou macroambiente é definido por elementos do ambiente externo que podem influenciar direta ou indiretamente nas decisões. Para Certo (2005) as forças macroambientais estão separadas em cinco componentes: político, legal, econômico, tecnológico e social.
I- O objetivo da análise do ambiente geral é identificar, se possível, com antecedência, os elementos externos que afetam ou podem vir a afetar um setor como um todo ou somente algumas organizações. PORQUE. II- O componente demográfico contempla basicamente as características da população.
O conceito de análise de ambiente pode ser definido como um processo de identificação de oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que interferem na atuação das empresas, no cumprimento de sua missão e em sua capacidade de atingir as metas estipuladas.