Dessa forma, o Estado Democrático de Direito é uma forma de Estado em que a soberania popular é fundamental. ... Além disso, é marcado pela separação dos poderes estatais, a fim de que o legislativo, executivo e judiciário não se desarmonizem e comprometam a soberania popular.
O poder do Estado, ou poder soberano, está acima de todos os demais poderes internos e equivalente aos externos. Assim, a constituição do Estado exige a existência de uma sociedade permanente em um território determinado e um governo independente.
No Brasil existe o sistema presidencialista e o Poder Executivo é exercido pelo presidente da República em atividade. Ele é dividido em três partes: Federal – presidente do país; Estadual – governador de cada estado e Municipal – prefeito de cada cidade.
O Estado exerce papéis importantes na determinação daquilo que será destinado à sociedade, desde projetos governamentais até a implementação de políticas públicas. Logo, participar desse processo é indispensável para o funcionamento da democracia e para que a todos seja assegurada a dignidade como direito essencial.
A organização política de poder, é de extrema importância para o desenvolvimento do Estado, ou seja, para ser mais exato, sem a promoção dos direitos e deveres que o cidadão deve cumprir,ou sem um regimento que estabelece seu papel no que tange o convívio social, a nação não se desenvolverá de maneira correta.
Antes de impor a ordem, o poder político tem como razão principal, formular essa ordem. ... Dentro do âmbito da ciência, o poder político tem causas sociais e psicológicas, que não necessariamente estão isoladas uma da outra, mas que podem interagir entre si.