Problemas cognitivos ocorrem quando uma pessoa tem dificuldades no processamento de informações, incluindo tarefas mentais como atenção, raciocínio e memória. Aproximadamente 20% das pessoas que se submetem à quimioterapia apresentam problemas cognitivos, incluindo as crianças.
Cognição é uma palavra associada ao processo de aprendizado e elaboração do conhecimento. É a partir do processo cognitivo que o ser humano consegue desenvolver suas capacidades intelectuais e emocionais, isto é, linguagem, pensamento, memória, raciocínio, capacidade de compreensão, percepção etc.
Em linhas gerais, o transtorno cognitivo leve, também chamado comprometimento cognitivo leve (CCL) caracteriza-se por alterações da memória, da orientação e da capacidade de aprendizado, além da diminuição da capacidade de concentração para a realização de atividades.
Sintomas da disfunção cognitiva canina
De acordo com estudos, mais da metade dos cachorros que ultrapassam os 15 anos de vida podem vir a sofrer com Alzheimer canino.
As principais capacidades cognitivas são: atenção/foco, percepção, memória e linguagem, além de capacidades responsáveis pelo planejamento e execução de tarefas (raciocínio, lógica, estratégias, tomada de decisões e resolução de problemas).
Processos Cognitivos Básicos; Educação; Memória; Atenção; Resolução de Problemas; Metacognição.
Os 8 processos psicológicos básicos são: (a) Percepção, (b) Aprendizagem, (c) Linguagem, (d) Pensamento, (e) Atenção, (f) Memória, (g) Motivação e (h) Emoção. Ao longo do artigo eles serão expostos individualmente, mas esses processos estão altamente relacionados entre si.
As funções mentais necessárias para a aprendizagem humana são: atenção, sensação, percepção, memória, orientação, consciência, pensamento e linguagem.
Desta maneira, abordar processos psicológicos básicos, ou seja, aspectos relacionados à cognição, percepção, desenvolvimento, socialização, afetividade, etc., possibilita a compreensão profunda do ser, além de se tornar importante ferramenta para todos profissionais da saúde, incluindo naturólogos.
Os processos mentais são a maneira como a mente humana funciona - pensar, planejar, tirar conclusões, fantasiar e sonhar. O comportamento humano não pode ser compreendido sem que se compreendam esses processos mentais, já que eles são a sua base.
RA 8-1 O que é sensação e como os psicólogos a estudam? Sensação é a ativação dos órgãos dos sentidos por qual- quer fonte de energia física. Em contraste, percepção é o processo pelo qual classificamos, interpretamos, anali- samos e integramos estímulos aos quais nossos sentidos são expostos.
A sensação é basicamente uma resposta de um receptor sensorial a estímulos externos, ou seja, é uma resposta fisiológica do organismo. É um processo em que os sentidos humanos convertem a energia de um estímulo em mensagens neurais e que provoca reações.
Sensação é reação física do corpo ao mundo físico, sendo regida pelas leis da física, química, biologia, etc. ... As sensações principais do nosso corpo são: visuais, auditivas, tactivas, gustativas e olfativas.
Não tem um sentido. Percepção ® Devemos selecionar, organizar e interpretar nossas sensações. Memória ® refere-se aos variados processos e estruturas envolvidas no armazenamento e recuperação de experiências.
Do ponto de vista da análise do comportamento, o que chamamos de atenção não difere do que chamamos de percepção; estamos, no caso da atenção, mais uma vez falando de controle de estímulos, portanto, de uma relação entre condições antecedentes e respostas operantes.
Podemos pensar sobre algo que percebemos (percepção), sobre algo no qual estamos focados (atenção) ou sobre algo de que lembramos (memória). Esse processo cognitivo é uma função cerebral que envolve a compreensão dessas informações e motiva, muitas vezes, uma tomada de decisão.