A variação de preço é muito grande de acordo com o número de dentes envolvidos, se será necessária osteoplastia (remoção de osso), espessura gengival, e grau da qualificação do profissional. Para se ter ideia, em uma pesquisa de mercado, foram encontrados valores que variaram de R$ 300 a R$ 600 por dente.
Retração gengival - tratamento Nos casos em que a retração gengival é provocada pela acumulação de tártaro, o médico dentista deverá fazer uma limpeza aos dentes (tartarectomia), eventualmente complementada pelo alisamento radicular por forma a facilitar uma melhor inserção das fibras gengivais no dente.
A cirurgia para retração gengival pode ser realizada de duas formas. Na técnica simples, os tecidos retraídos são descolados e reposicionados na sua posição original. Na segunda, o periodontista utiliza-se de um enxerto de gengiva para recuperar casos mais complexos e extensos.
Atitudes que previnem a retração gengival
Quando as raízes dos dentes perdem a proteção da gengiva, ficam expostas ao conteúdo bucal, como bactérias, placa, ácidos e também a temperaturas extremas, provocando sensibilidade dentinária.
Pequenas incisões são realizadas na porção mais superficial e epitelial da gengiva, próxima à área a ser recoberta, e, então, é realizado um movimento de rotação e deslocamento do tecido, recobrindo a exposição da raiz, completando assim o enxerto de gengiva.
O que modifica a avaliação é a saúde dos dentes remanescentes,se estão saudáveis pode usar aparelho . O ortodontista vai fazer essa avaliação antes de instalar os aparelhos.