Se o coito ocorrer cinco dias antes do dia da ovulação, a fecundação ocorrerá seis dias após o coito. Se o coito ocorrer no mesmo dia da ovulação, a fecundação pode ocorrer dentro das próximas 24 horas. Ou seja, a fecundação pode ocorrer em qualquer um dos seis dias seguintes ao coito.
A fecundação é um processo que ocorre normalmente nas tubas uterinas no primeiro dia após a ovulação. No dia da ovulação, a mulher libera de seu ovário um ovócito secundário, que é chamado popularmente de óvulo. Esse ovócito inicia uma migração em direção ao útero que demora cerca de oito dias para ser completada.
Para que a fecundação aconteça, deve ocorrer a cópula para os espermatozoides serem depositados no interior da vagina. Esses espermatozoides penetram o colo do útero e seguem até a tuba uterina. Nesse local, devem encontrar um ovócito, o qual é liberado no processo de ovulação.
Fecundação é a quando o espermatozoide se une ao óvulo e forma o zigoto. Essa formação ocorre no interior das trompas, e o óvulo fecundado em seguida se encaminha na direção do útero.
Gravidez ou gestação é todo o período de crescimento e desenvolvimento do embrião dentro da mulher. Para que ela aconteça, é necessário que o gameta feminino (óvulo) seja fecundado pelo gameta masculino (espermatozoide), dando origem ao ovo ou zigoto.
O que fazer para engravidar mais rápido
Cólica abdominal e inchaço – Aumento das mamas – Náuseas, enjoos e vômitos – Vontade frequente de urinar.
Poderá sentir como se o teu bebé andasse aos saltinhos na sua barriga, isso quer dizer que ele está com soluços, ele bebe o líquido amniótico que inclui glucose, frutose, sal, proteínas, ureia, ácido cítrico, ácido láctico, ácidos gordos e aminoácidos. Pode também sentir cãibras, mas é normal, embora as possa evitar.
Durante a gestação, as células de gordura ficam mais inchadas, já que a mulher tem uma tendência maior a acumular líquidos. Ao mesmo tempo, elas se multiplicam mais rapidamente, com o objetivo de estocar reservas de energia para a mãe, sobretudo para o período de amamentação.
Como posso saber se estou grávida tocando a barriga? Durante os exames de pré-natal o obstetra palpa o abdômen materno para identificar a posição do bebê. Ele também mede a altura uterina para avaliar se o crescimento do bebê está adequado. Palpar o abdômen para identificar o útero ou o bebê exige treinamento.
Nem sempre as mulheres percebem os sintomas da gestação logo de primeira. Seios inchados, azia, sonolência, sensibilidade e enjoos podem ser sinais de gravidez. A mulher precisa estar atenta para diagnosticar a gravidez o quanto antes, para evitar danos a saúde do bebê e receber o acompanhamento adequado.
A dor no pé da barriga é uma situação bastante frequente na gravidez e acontece principalmente devido à expansão do útero e deslocamento dos órgãos abdominais para acomodar o bebê em desenvolvimento. Assim, é comum que à medida que o bebê cresce, a mulher sinta desconforto e uma dor leve e passageira no pé da barriga.
Segundo a especialista, no início da gravidez as cólicas costumam ser leves e ocasionais, geradas pela adaptação do útero, e devem diminuir após a décima semana. Durante a gestação, os gases também são motivo para dores e desconforto.
Sintoma de TPM: A cólica de TPM pode variar de intensidade de acordo com o organismo e pode ser bem incômoda, diferente da cólica de sintoma de gravidez que se manifesta de forma mais branda. Além disso, essa cólica tende a sumir depois que a menstruação desce.
Sintomas de gravidez antes do atraso
Em um copo descartável, colete um pouco de urina e acrescente sobre ela três pitadas de sal. Mexa com uma colher descartável para dissolver e espere 10 minutos. Dizem que, se formar uma espécie de nata sobre a urina, é sinal de gravidez.
A mulher deve ferver a urina em um recipiente de alumínio e depois observar: se a urina ferver semelhante ao leite – ela “sobe” e forma tipo uma “nata” –, o resultado é POSITIVO. Se a fervura for semelhante à da água – não “subir” e apenas ficar borbulhando –, o resultado é NEGATIVO.
Como é feito o teste de gravidez da água sanitária: O teste da água sanitária é simples, basta você misturar em um recipiente a urina da mulher com um pouco de água sanitária. Se a solução borbulhar ou mudar de cor, o teste é positivo e indica que você está grávida.
Como é? Meça seu pulso no pescoço ou no umbigo. Depois, compare com a velocidade do fluxo de sangue de pessoas que com certeza não estão grávidas. Supostamente, um pulso mais rápido indicaria gravidez.
Assim como o sangramento anormal, a cólica pode confundir a mulher. Quando o embrião invade o endométrio, algumas sentem dores pélvicas. Existem até relatos de pacientes que vão ao hospital por causa da dor.
É muito comum a gestante começar a sentir dor nas costas logo no início da gravidez devido ao aumento da progesterona e de relaxina na corrente sanguínea, que faz com que os ligamentos da coluna e do sacro fiquem mais frouxos, o que promove a dor, que pode ser no meio das costas ou na parte final da coluna.
Durante o desenvolvimento da gestação, o desconforto abdominal está relacionado principalmente ao útero, pois é resultante das contrações e expansões uterinas. As dores abdominais podem também ser resultantes de constipações intestinais ou diarreia, devido a problemas no aparelho digestivo.
Na maioria das vezes, a dor pélvica da gravidez ocorre em apenas um lado e pode se concentrar nas nádegas. A dor pode ainda se irradiar pelas nádegas ou pela parte de trás das pernas. Movimentos como abrir as pernas na posição agachada e deitada costumam ser muito doloroso.
5 dores comuns durante a gravidez e como amenizá-las