As exportinas transportam macromoléculas (ex. RNA) do núcleo para o citoplasma, enquanto as importinas transportam cargas (ex. subunidades proteicas de ribossomos) do citoplasma para o núcleo. ... As importinas são classificadas como carioferinas.
(UFPR) O complexo de poro nuclear é a estrutura que regula o trânsito de grandes moléculas (como RNA e proteínas) entre o núcleo celular e o citoplasma. ... Os poros nucleares são estruturas na membrana do núcleo formados por proteínas que permitem o transito de moléculas entre o núcleo e o citoplasma.
Matriz nuclear: estrutura fibrilar que funciona como esqueleto para os cromossomos na interfase. Ainda não há consenso por parte dos pesquisadores, que a matriz celular existe na célula viva. Nucleoplasma: preenche o espaço entre componentes do núcleo, por exemplo, entre a cromatina e o nucléolo.
Os poros da membrana nuclear possuem a função de permitir a passagem de pequenas moléculas e substâncias. ... Uma das principais moléculas é o RNA, o qual é transcrito dentro do núcleo, e apresenta "prioridade" para a sua passagem para o citoplasma, onde será realizada a síntese de proteínas.
Os poros fazem a comunicação do núcleo com o citoplasma. É por onde entram as proteínas (enzimas) que participam dos processos de replicação e transcrição, e por onde sai o RNA sintetizado. A parede celular dos vegetais dá a forma da célula, conferindo rigidez, resistência. Seu principal componente é a celulose.