A camada de aplicação é responsável por gerenciar e deixar disponível ao usuário, todos os sistemas e ferramentas a ele destinados, por ex: ERP, SSH, TELNET, FTP, SGDB, SNMP, e muitos outros aplicativos e recursos disponíveis em uma rede, seja de pequeno ou grande porte.
Conheça a seguir as principais camadas e seus tipos de protocolos principais:
a camada de transporte é responsável por prover suporte à camada de aplicação de maneira confiável ou não. a camada de apresentação é responsável pela definição elétrica e mecânica da interface. a camada de aplicação possui os protocolos que dão suporte às aplicações dos usuários.
Dentro da camada de aplicação são utilizados alguns dos seguintes protocolos:
Protocolos para internet - TCP/IP
Você já deve ter ouvido falar do TCP/IP. ... O TCP significa Transmission Control Protocol (protocolo de controle de transmissão, em português). Ele tem como objetivo garantir que os dados sejam integralmente transmitidos, na sequência de envio, para os hosts de destino corretos.
Na realidade, o TCP/IP é um conjunto de protocolos. Esse grupo é dividido em quatro camadas: aplicação, transporte, rede e interface. Cada uma delas é responsável pela execução de tarefas distintas. Essa divisão em camadas é uma forma de garantir a integridade dos dados que trafegam pela rede.
O modelo TCP/IP está dividido em quatro camadas:
O modelo TCP/IP quando comparado com o modelo OSI, tem duas camadas que se formam a partir da fusão de algumas camadas do modelo OSI, elas são: as camadas de Aplicação (Aplicação, Apresentação e Sessão) e Acesso à Rede (Ligação de dados e Física).
Vint Cerf
Basicamente, ele definiu uma estrutura de protocolos para redes, incluindo 7 diferentes camadas. A partir da criação desse modelo, fabricantes puderam elaborar os seus equipamentos de modo que pudessem se comunicar uns com os outros. Já o surgimento do TCP IP se deu em 1969, nos Estados Unidos.
O modelo TCP/IP, que surgiu da união dos protocolos TCP e IP, foi criado devido o problema da existência de várias redes, com diferentes arquiteturas e que tinham vários protocolos que já não eram mais funcionais; e claro, também pelo aumento de dispositivos conectados às redes de computadores.
1973
O Modelo OSI surgiu pela necessidade de definir Padrões (Standards) a nível internacional de forma a tornar possível a conectividade e a interoperabilidade, isto é, a possibilidade de sistemas abertos à comunicação inter-relacionarem entre si.
Gateways padrão Se um computador TCP/IP precisar se comunicar com um host em outra rede, ele geralmente se comunicará por meio de um dispositivo chamado roteador. Em termos TCP/IP, um roteador especificado em um host, que vincula a sub-rede do host a outras redes, é chamado de gateway padrão.
O gateway padrão é o dispositivo que roteia o tráfego da rede local para dispositivos em redes remotas. Em um ambiente domiciliar ou de uma pequena empresa, o gateway padrão é frequentemente usado para conectar a rede local à Internet. ... O gateway padrão, que é geralmente um roteador, mantém uma tabela de roteamento.
Como descobrir qual é o meu IP?
O serviço é dito de melhor esforço, porque os pacotes tentarão ser entregues, entretanto não há garantias. Não há garantia de largura de banda e nem mesmo indicações de congestionamento. Finalmente o serviço também é definido como sem conexão, pois cada pacote é tratado independentemente.
A camada de rede controla a operação da sub-rede, decidindo que caminho físico os dados devem seguir com base nas condições da rede, na prioridade do serviço e em outros fatores. É o lugar onde a parte "IP" de "TCP/IP" acontece.
Cada roteador tem uma tabela de repasse que mapeia endereços de destino para interfaces de enlaces; quando um pacote chega ao roteador, este usa o end. de destino do pacote para procurar a interface de enlace de saída apropriada na tabela de repasse.
Se o host destino estiver em uma rede remota, o pacote será encaminhado para o endereço de um dispositivo de gateway. ... Cada uma das interfaces do roteador é conectada a um segmento de rede diferente. Os roteadores mantêm informações sobre os segmentos de rede que estão conectados na tabela de roteamento.
Camada de rede
2 / 2 ptsPergunta 14 Em qual rede um host com endereço IP 13 reside se ele está usando uma máscara de sub-rede padrão? 0 0.
O endereço MAC é o endereço utilizado para identificar unicamente as interfaces conectadas fisicamente na camada de enlace. Esse endereço possui 48 bits, sendo que os s4 primeiros são usados para identificar o fabricante, enquanto os 24 últimos são usados para identificar a placa.
O MAC ou Media Acess Control adress, é um número de série de 48 bits que serve para identificar aquele dispositivo de rede Ethernet ou Wi-Fi globalmente. Mesmo a identificação sendo única, alguns dispositivos permitem a configuração de seu MAC, a chance de termos endereços MAC iguais é possível.
Campo Sequência de verificação de quadro: o campo Sequência de verificação de quadro (FCS) (4 bytes) é usado para detectar erros em um quadro. Ele usa uma verificação de redundância cíclica (CRC). ... O dispositivo receptor recebe o quadro e gera uma CRC para buscar erros.