Podem ser consumidos quando bem maduros ou utilizados após cozimento em receitas. É considerado uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional). Seu maior atrativo se dá como planta ornamental devido ao pequeno porte, não passando de 50 centímetros de altura.
Coloque a planta em uma área interna onde receba luz do sol parcial a total. As bromeliáceas costumam prosperar em janelas voltadas para o leste, o sul ou o oeste onde ficam expostas a pleno sol por 3 a 4 horas todos os dias. Em geral, o abacaxi anão exige calor e luz.
Ananas
Hoje existem cerca de 150 espécies diferentes de abacaxi. Por aqui a espécie encontrada é a Ananas comosus (conhecida também com o nome de Ananas sativus). Destacam-se dela diversas variedades, como a smooth cayenne (havaiana) e a pérola (desenvolvida em terras tupiniquins).
Apesar de ser conhecido mundialmente pela produção de frutas típicas da região, como o guaraná, o açaí e o cupuaçu, o Amazonas gaba-se também de ter o abacaxi mais doce do planeta.
O abacaxi pérola tem como características uma polpa amarelo-pálida e sabor bem marcado e doce, porém, não muito ácido. Sua casca é esverdeada mesmo quando o fruto está maduro, sendo que pode ser preciso apertá-lo levemente para saber se ele ainda está verde (duro) ou maduro (macio).
Na escolha da variedade, deve-se levar em conta o destino da produção (consumo “in natura” ou indústria). As cultivares mais conhecidas no Brasil são: Pérola ou Branco de Pernambuco, Smooth Cayenne, Perolera e Primavera.
Para escolher um abacaxi maduro, comece por cheirar ele. Um abacaxi maduro libera um cheiro bem doce, enquanto que um abacaxi verde libera pouco ou nenhum cheiro. Caso o alimento esteja emanando um odor fermentado, semelhante a vinagre ou álcool, escolha outro exemplar pois esse já está demasiado maduro.
Os moradores têm orgulho do abacaxi. Em São Luís, a fruta de Turiaçu custa quase o dobro de um abacaxi comum. Tamanha doçura deixa orgulhosos os moradores de Turiaçu. A pequena cidade maranhense, a 460 quilômetros de São Luís, se gaba de ter o melhor e mais doce abacaxi do Brasil.
É bom deixarmos o abacaxi virado de cabeça para baixo porque todo o açúcar da fruta se concentra em sua base. Dessa forma, se o virarmos de cabeça para baixo, estaremos contribuindo para que o açúcar se espalhe por toda a fruta, deixando-a mais docinha.
PLANTIO Indicado entre o fim do período seco e o início do chuvoso, mas pode ocorrer em qualquer época do ano se houver irrigação no local. Opte por solo bem drenado, não sujeito ao encharcamento, de textura areno-argilosa ou leve, com pH entre 4,5 e 5,5.
Para saber se o abacaxi está bom e doce basta tentar arrancar uma folha da coroa da fruta, se sair fácil é porque já está pronto para ser usado.
Se a casca estiver verde, ele não está maduro o suficiente, mas se estiver laranja-escuro, está maduro demais. Você também pode descobrir se um abacaxi está maduro apertando-o. Se a casca estiver levemente macia, ele está maduro, mas se estiver dura e sólida, o abacaxi não está maduro o suficiente ainda.
Corta-se a haste a cerca de 5 centímetros m abaixo do fruto. Deve-se colher os frutos quando a cor da casca estiver mudando de verde-escuro para bronzeado-amarelado e os frutilhos se tornarem achatados.
O abacaxi é classificado em verdoso (todos os frutilhos são verdes, mas os da base do fruto têm coloração verde-clara), pintado (o centro dos frutilhos é amarelado ou até 25% da casca é amarela), colorido (com até 50% da casca amarela) e amarelo (mais de 50% da casca amarela).
As frutas com tons amarelos ou dourados tendem a estar mais maduras. Para saber se o abacaxi está maduro, também observe a cor da coroa: ela tem que estar com um verde vivo, sem partes esbranquiçadas.
O estudo identificou uma ampla variedade de espécies: algumas têm coloração azulada ou esverdeada, outras não têm as típicas listras; algumas são do tamanho de marimbondos, mas outras são tão pequenas quanto um grão de arroz.
Como conservar: Se o abacaxi estiver inteiro guarde ele em temperatura ambiente, depois de cortado e descascado é importante guardar em um pote com tampa e deixar dentro da geladeira, o tempo de duração vai depender do ponto que maturação do seu abacaxi, então o certo é ficar de olho e não demorar muito para comer.
3 dias
Abacaxi pode ser congelado em rodelas Para isso, você só precisa cortar a fruta em pedaços e colocá-la no freezer. Também é possível congelar o abacaxi em forma de calda com açúcar. ... Para descongelar, você pode deixar o abacaxi direto em temperatura ambiente (sem precisar transferir para a geladeira antes).
Até 3 dias depois de cortadas, mas algumas mais resistentes como abacaxi podem durar até 5 dias. Dica importante: ao tirar o pote com a fruta cortada da geladeira, sirva-se na hora e volte o pote para a geladeira.
Como conservar frutas cortadas e inteiras na geladeira
Comida e Bebida. Frutas e verduras. Frutos Cítricos. Como aproveitar a casca do abacaxi....Como fazer suco de casca de abacaxi
Maçãs e pêras, quando conservadas dentro da geladeira, podem durar de 3 a 4 semanas. Já a framboesa, manga, abacate, goiaba e figo podem durar até 2 semanas enquanto os frutos cítricos como laranja, limão, tangerina, abacaxi e acerola tem uma durabilidade aproximada de 1 semana.
- Duração de 20 dias no congelador: Após todo o processo de congelamento, certifique-se que as saladas de frutas não ultrapassem os 20 dias na sua geladeira. Uma boa dica é colocar etiquetas com a data da validade ou a data em que foi feita, para que não caia no esquecimento e você possa consumir de maneira adequada.
Os maiores produtores de etileno da sua cozinha são:
22 días
TEMPO MÉDIO DE DURAÇÃO: 2 SEMANAS Inclusive, todo mundo já deve ter escutado de alguém enquanto estava gripado sobre tomar um suco de laranja puro para dar aquele up na saúde, e isso é porque ela é uma das maiores aliadas da nossa imunidade.
Para consumo imediato é possível preservar o suco natural colocando no refrigerador por até 24h, além disso você pode apenas aquecer por uns minutos antes de envasar para conseguir armazenar por até 48h.