EQST

Quais Os Fatores Que Contriburam Para O Surgimento Do Feudalismo?

Quais os fatores que contribuíram para o surgimento do feudalismo?

Contribuíram para o surgimento do feudalismo fatores decorrentes dos problemas do mundo romano, como a formação das vilas, de produção auto-suficiente; a decomposição do escravismo, dando origem a colonos, clientes e precários; a crise do poder político, que levou à descentralização administrativa.

Qual é a base da economia feudal?

Economia feudal: A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco utilizadas. As trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal. O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder.

O que era a base da economia feudal?

Na Baixa Idade Média, a sociedade feudal era essencialmente agrária, portanto a terra era a maior riqueza que alguém poderia possuir, ou seja, a terra foi a base econômica do sistema feudal.

Qual era a base e principal riqueza da economia da Alta Idade Média?

Os feudos, considerados a base econômica da economia feudal, representavam grandes extensões de terra localizadas na área rural, os quais eram comandados pelos senhores feudais. ... Em troca, eles realizavam diversas obrigações e pagavam impostos aos senhores feudais.

Como era feito o comércio durante a Idade Média?

O comércio, errante ou fixo, é a grande razão de ser da enorme importância das feiras no Ocidente medieval até ao século XIII. ... As feiras eram encontros entre mercadores que vinham, em muitos casos, de diversas partes da Europa para, num período de semanas, comprarem e venderem os seus produtos.

Como era o comércio de antigamente?

Antigamente, as trocas eram feitas por produtos de valor desconhecido onde cada um valorizava seu produto. Hoje, a troca é feita de forma indireta, uma pessoa troca o dinheiro pelo produto que deseja. A invenção do dinheiro contribuiu para a simplificação e promoção do desenvolvimento do comércio.

Como era o comércio e a circulação de mercadoria no período medieval?

Resposta. Resposta:o. comercio era escasso ,mas foi praticado durante toda a idade media nas proximidades dos castelos. o uso de dinheiro nessas transações comerciais era reduzido, pois prevalecia a troca direta de produtos chamadas escambo . o comercio também foi muito desigual em toda a Europa.

Como eram feitas as feiras medievais?

As feiras medievais são eventos que têm lugar em locais onde os artesãos expõem e vendem mercadorias e se faz uma espécie de encenação de uma feira da época medieval com a recriação de eventos históricos.

Qual a relação podemos estabelecer entre o renascimento comercial e urbano?

O renascimento urbano também tem relação direta com o renascimento comercial, pois as demandas do primeiro âmbito permitiram o fortalecimento do segundo, e o estabelecimento de comerciantes nos arredores das cidades, para atender as demandas das cidades, atraía pessoas e intensificava o aumento populacional urbano na ...

Quais são as rotas comerciais?

  • Rota do Âmbar.
  • Hærvejen.
  • Rota do incenso.
  • Rota Dvaravati-Kamboja.
  • Caminhos do reis.
  • Carreira da Índia.
  • Rota Romano-Indiana.
  • Estrada Real Persa.

Quais são os principais rotas comerciais de produtos industrializados?

Historicamente, os principais tipos de rotas comerciais dentro desse parâmetro são:

  • Rota do incenso;
  • Rota da Seda;
  • Rota Trans-Sahariana;
  • Rota das especiarias.

Quais foram as principais mudanças nas rotas comerciais na navegação entre 1913 e 2012?

Descobrimento e mapeamento de novas rotas, que permitiu maior economia de combustível, agilidade no transporte de cargas e diminui a necessidade de usar rotas perigosas. Maior emprego de tecnologia, tanto em motores como em localizadores, permitindo a mudança de rota a qualquer momento sempre que necessário.

Quais foram as principais mudanças de percurso entre as rotas marítimas?

Resposta. Resposta: Sobre as Grandes Navegações, no século XV a Europa começava a se reerguia economicamente depois de sofrer divisões, guerras e divergências políticas durante a Idade Média. Aprimoraram-se também as técnicas de navegação e a construção de navios mais modernos.