Maracujá – do Tupi Guarani maracá-cascavel; já criadouro, criame. Nome comum a várias plantas da família das passifloráceas; também dos seus frutos , muito apreciados para a feitura de sucos.
A Flor de Maracujá significa a Paixão de Cristo, por isso, é também conhecida como “Flor da Paixão”. Quando os missionários europeus chegaram à América, se encantaram com a exuberância da flor e associaram de imediato alguns dos seus elementos ao calvário de Cristo.
O chá de maracujá ou infusão é umas das opções que pode ser preparado com folhas secas, frescas ou trituradas da planta, e pode ser usado para o tratamento da insônia, dores menstruais, dores de cabeça causadas por tensão ou para tratar a hiperatividade em crianças.
A princípio, o maracujá era conhecido como granadilla, pois a forma de seu fruto se parece com o fruto da romã (punica granatum). Posteriormente, recebeu o nome de passiflora, passionária ou flor da paixão.
O maracujazeiro requer um solo bem adubado, drenado e leve. Garanta que o solo desta planta não tenha excesso de humidade pois pode ser prejudicial para o seu crescimento e desenvolvimento. Quanto à rega, regue apenas quando o solo tiver seco e não exagere na quantidade.
A recomendação técnica é a utilização do espaçamento de 1,8 m entre linhas e 1,5 m entre plantas, embora variações no espaçamento possam ser utilizadas com sucesso.
9 meses
Condições para o plantio O maracujá é ideal para regiões com clima tropical (temperatura média de 25º a 26º), no entanto é importante que as temperaturas sejam acima de 15ºC. O solo ideal é areno-argiloso, fértil e bem drenado. Se for plantar em solo inclinado deve-se tomar cuidado com a erosão.
17° 28°
O cultivo de maracujá garante uma renda superior a R$ 30 mil ao ano, ou R$ 2,5 mil ao mês, em uma área de um quarto de hectare, em Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro.
Dicas práticas para o plantio do Maracujá