Escravos de Jó
Material: um pé do sapato de cada participante pode ser feito com cascas de côco, ou com objetos diversos. tira, põe, deixa ficar. O objetivo é ir passando o sapato para a direita no compasso da música sem que a coordenação se atrapalhe, todos ao mesmo tempo. ...
A brincadeira Escravos de Jó é para crianças acima dos três anos e visa estimular a concentração, a atenção, a coordenação motora, o ritmo, a linguagem e a memória. Podem participar quatro ou mais pessoas e esta atividade pode ser realizada em qualquer local.
Acredita-se que a cultura negra tenha se apropriado da figura para simbolizar o homem rico da cantiga de roda. Os guerreiros que faziam o zigue zigue zá, seriam os escravos fugitivos que corriam em ziguezague para despistar o capitão-do- mato. ... Brincadeiras de origem africana que se tornaram parte da cultura brasileira.
O mais provável é que a cultura negra tenha se apropriado de sua figura para simbolizar o homem rico da cantiga de roda. Os escravos que faziam o zigue zigue zá seriam os fujões, que corriam em ziguezague para despistar os capitães-do-mato.
Bruno Feydit
Escravos de Jó é um jogo infantil de cantiga de roda que exige, principalmente, as habilidades de agilidade e concentração. Formada a roda, as crianças (ou jogadores) permanecem paradas, podendo inclusive ficar sentadas, com um objeto igual para todos (pedrinhas, copo, caneca, etc), na mão direita.
Caxangá tem vários significados, mas nada de jogo. Pode ser um crustáceo (parecido com um siri), um chapéu usado por marinheiros, e há até uma definição indígena: segundo o Dicionário Tupi-Guarani-Português, de Francisco da Silveira Bueno, caxangá vem de caá-çangá, que significa “mata extensa”.
Na Bahia, entretanto, é alusiva à escravidão, com palavras de dialeto africano como caxangá e zambelê. ... Escravo de Jó (em Iorubá, significa senhor) / Jogava Caxangá (que significa pedra) / Tira bota deixa o Zambelé (significa escravo velho) ficar / Guerreiro com guerreiro fazem zig zig zá.
Boiadeiro Australiano
De acordo com Silva (2014), Zabelê era uma anciã que tinha a aprovação dos Pataxó para contar a história de seu povo, era ela também uma protetora e educadora da cultura Pataxó. Desse modo, ela era reconhecida pelo seu povo como uma liderança feminina.
O mais provável é que a cultura negra tenha se apropriado de sua figura para simbolizar o homem rico da cantiga de roda. Os escravos que faziam o zigue zigue zá seriam os fujões, que corriam em ziguezague para despistar os capitães-do-mato. O significado de caxangá é ainda mais obscuro.
Caxangá tem vários significados, mas nada de jogo. Pode ser um crustáceo (parecido com um siri), um chapéu usado por marinheiros, e há até uma definição indígena: segundo o Dicionário Tupi-Guarani-Português, de Francisco da Silveira Bueno, caxangá vem de caá-çangá, que significa “mata extensa”.
Os escravos de Jó, portanto, não remetem ao Jó bíblico, mas aos “escravos domésticos”. Zambelê deriva no português Zé Pereira. ... Ao evocar os “Amigos de Jó”, tiramos o contexto histórico da escravidão que subjaz no imaginário da música.
Caxangá seria pedra e Zambelê, o escravo velho. ... Escravo de Jó (em Iorubá, significa senhor) / Jogava Caxangá (que significa pedra) / Tira bota deixa o Zambelé (significa escravo velho) ficar / Guerreiro com guerreiro fazem zig zig zá.
Significado de Caxinga substantivo feminino [Brasil] Informal. Pej. Péssimo odor exalado pelo corpo suado; inhaca ou catinga.
substantivo feminino Ave brasileira da família da perdiz e da codorna.