A Cantoplastia é uma pequena cirurgia feita com anestesia local (troncular) na base do dedo acometido, sendo bem tolerada. O procedimento visa a remoção da porção lateral da unha, bem como a matriz e o granuloma ocasionado pela unha encravada, seguida de eletrocoagulação.
O dermatologista é o profissional indicado para realizar este tipo de tratamento. A assistência de um podólogo pode ser necessária em alguns casos. É o médico dermatologista.
Uma unha inflamada precisa, em geral, de tratamento com antibióticos e com antissépticos. É muito importante procurar um médico dermatologista, se esse for o seu caso. Os podólogos pouco podem ajudar quando já existe uma inflamação com possível infecção no local.
Remédio para unha inflamada A unha inflamada pode ser tratada com o uso de cremes e pomadas com antibiótico na composição, que impedirão que a unha infeccione e a inflamação se agrave. Alguns exemplos de pomadas com antibióticos na composição são a Nebacetin, Nebacimed ou o Verutex, por exemplo.
Os sintomas iniciais da unha encravada são leve dor, vermelhidão e inchaço no canto do dedo. Conforme a unha vai crescendo, a pele ao redor se expande e pode cobrir totalmente o canto da unha que está a feri-la. Com o tempo, a ferida provocada se torna mais intensa, havendo agravamento dos sintomas e drenagem de pus.