Baruch (Hebraico: בָּרוּךְ, Moderno Barukh Tiberiano Bārûḵ ; "Abençoado") é um nome próprio judaico usado desde os tempos bíblicos até os dias de hoje. Além do seu uso como nome próprio, relaciona-se a Berakhá ou Brachá (Hebrew: ברכה; plural ברכות, berakhot), nome dado às bênçãos no Judaísmo.
O acrônimo ב״ה pode significar בעזרת השם | B'ezrat HaShem, - Com a ajuda de D'us, ou ברוך השם | Baruch HaShem - Bendito seja D'us!
#1 Javé-Jiré (ou Jeová-Jiré) – Deus proverá (Gênesis 22:14); um dos principais nomes de Deus que revela seu cuidado inclusive nas dificuldades. E Isaque falou a Abraão, seu pai, e disse: Meu pai, e ele disse: Aqui estou, meu filho. E ele disse: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para a oferta queimada?২০ এপ্রিল, ২০১৯
Adonai, El Shadai, Elohim Shabaot, Adonai Shabaot, Elohá, El, Ehieh, Iah: existem, de acordo com as tradições místicas judaicas, diversos nomes para Deus. As combinações de letras, palavras, e sons totalizam 72 nomes que compõe uma curiosíssima estrutura numérica e linguística que perpassa toda Torah.
Até hoje não há uma concordância exata se a pronúncia de “Yahweh” é iavé ou iarrué, pois não se tem certeza se a letra hebraica waw ( ו ), transliterada por “w”, seria pronunciada com som de “u” ou “v”.
O Supremo de Israel era conhecido por um nome principal na Bíblia. Esse nome transliterado YHWH. ... Este nome é vocalizado com sinais massoréticos pelos estudiosos, geralmente, como Yahweh ou Yehowah. Em português é comum usar as formas Iavé, Javé ou Jeová.
YHVH