Cada nível trófico corresponde a um retângulo da pirâmide: o retângulo da base representa os produtores e os outros retângulos, em sequência, representam os herbívoros e carnívoros. Na pirâmide de energia, os decompositores não são representados.
O metilmercúrio contamina toda a cadeia alimentar, desde o fitoplâncton até os peixes carnívoros. ... Ao incorporarmos esses peixes contaminados com mercúrio à nossa dieta, estamos nos incluindo neste processo e ingerindo altas concentrações de mercúrio.
O que devemos evitar?
O que é Síndrome de Haff? A doença é causada pela ingestão de pescado contaminado por uma toxina que degrada os músculos e causa necrose. A síndrome está associada ao consumo de peixes como arabaiana, conhecido como olho de boi, e badejo.
– Urina preta, escura, cor café. Além do peixe arambaiana, a síndrome de Haff foi associada ao tambaqui. Embora esta doença seja rara, é necessário estar ciente da sua gravidade, uma vez que em poucas horas após a ingestão da toxina, os músculos esqueléticos, o fígado e principalmente os rins ficam comprometidos.
A doença de Haff é uma doença rara que acontece de forma repentina e que é caracterizada pela ruptura das células musculares, o que leva ao aparecimento de alguns sinais e sintomas como dor e rigidez muscular, dormência, falta de ar e urina preta, semelhante a café.