Segundo as NAT, são atributos das evidências: VALIDADE: baseada em informações precisas e confiáveis. CONFIABILIDADE: garantia de que serão obtidos os mesmos resultados se a auditoria for repetida. RELEVÂNCIA: se for relacionada, de forma clara e lógica, aos critérios e objetivos da auditoria.
A auditoria tem por objetivo averiguar a exatidão dos registros contábeis e das demonstrações contábeis no que se refere aos eventos que alteram o patrimônio e a representação desse patrimônio.
Em todos os casos, o propósito de uma auditoria é certificar a segurança contábil do exercício de uma determinada empresa, em que os auditores atestam a confiabilidade dos registros, a veracidade dos números, a eficiência dos processos e a moralidade na condução das práticas contábeis.
O fundamento do profissionalismo. Confiança, integridade, confidencialidade e descrição são essenciais para auditar. Um auditor deve ser integro e ético, não deve aceitar presentes e não se deve influenciar por elogios e subornos em uma auditoria.
A finalidade dos procedimentos de auditoria para a Demonstração de Resultado do Exercício é fornecer evidências ao auditor sobre a fidedignidade e a adequabilidade dos dados divulgados na mesma e, quando aplicável, sobre as suas Notas Explicativas.
Auditoria Contábil diz respeito à avaliação da adequação das demonstrações contábeis; Auditoria Financeira é a avaliação dos controles financeiros da empresa (tanto contábeis quanto operacionais).
A Auditoria Interna tem por finalidade desenvolver um plano de ação que auxilie a organização a alcançar seus objetivos adotando uma abordagem sistêmica e disciplinada para a avaliação e melhora da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos com o objetivo de adicionar valor e melhorar as operações e resultados ...
Quais são os princípios que, devido à sua importância, são considerados postulados da contabilidade? Resposta Selecionada: O princípio da entidade contábil e o da continuidade. Resposta Correta: O princípio da entidade contábil e o da continuidade.