EQST

O Que Periodonto De Proteço E Sustentaço?

O que é periodonto de proteção e sustentação?

O periodonto normal é dividido em periodonto de proteção – constituído pelo complexo mucogengival e composto pela gengiva marginal livre, papilar, inserida e pela união mucogengival e mucosa alveolar; e periodonto de suporte ou sustentação – constituído pelo ligamento periodontal, osso alveolar e cemento radicular.

Qual a função do periodonto?

A função do periodonto é a inserção do dente ao tecido ósseo dos maxilares e conservar a superfície da mucosa mastigatória da cavidade bucal. Conceitos: Gengiva: A gengiva é parte da mucosa mastigatória que recobre o processo alveolar e está em torno da porção cervical dos dentes.

Fazem parte do periodonto de sustentação?

Periodonto de Sustentação

  • Os tecidos de sustentação do dente corresponde ao cemento, ligamento periodontal e ao osso alveolar. ...
  • Esta imagem é um corte de um dente que sofreu o processo de desgaste, preservando o tecido mineralizado, porém, sem preservar as células. ...
  • Na cervical dos dentes é possível identificar a junção cemento-esmalte-dentina.

Quais são as funções do ligamento periodontal?

As funções principais do ligamento periodontal são, para além da sustentação do dente no alvéolo e da função sensorial, pela sua abundante inervação, a transmissão de forças oclusais ao osso alveolar de suporte, formação de células e nutrição deste, bem como do cemento e da gengiva.

Quais são as fibras do ligamento periodontal?

As fibras colágenas do ligamento periodontal podem ser divididas nos seguintes grupos principais: 1- Grupo da crista alveolar: unido ao cemento logo abaixo da junção amelocementária. 2- Grupo horizontal: situado logo apicalmente ao grupo da crista alveolar. 3- Grupo oblíquo: o mais numeroso dos ligamentos.

Quais os principais tipos celulares do ligamento periodontal?

As células presentes no ligamento periodontal são: células mesenquimais indiferenciadas, fibroblastos, macrófagos, plasmócitos, mastócitos, cementoblastos, osteoblastos e osteoclastos.

O que significa aumento do espaço do ligamento periodontal?

Estas imagens radiográficas ocorrem em conseqüência da necessidade de fibras periodontais mais espessas e mais longas para suportar um aumento da função, ou seja, para absorver as forças oclusais mais intensas. Aumenta-se, assim, a espessura do ligamento periodontal.

Quais são as fibras gengivais?

Tipos de fibras gengivais As fibras principais são divididas em: Fibras circulares: feixes de fibras na gengiva livre e que envolvem cada dente como se fosse um anel; Fibras dentogengivais: ficam no cemento da parte supra-alveolar da raiz. ... Fibras transeptais: ficam entre o cemento supra-alveolar dos dentes adjacentes.

Qual a função das fibras de Sharpey?

Fibras de Sharpey são fibras de colágeno, provenientes do tecido conjuntivo do periósteo, que penetram no tecido ósseo e prendem firmemente o periósteo ao osso.

Onde se encontram as fibras Elasticas?

As fibras elásticas conferem elasticidade ao tecido. Estão presentes no mesentério, na derme, nos ligamentos elásticos, nas artérias, na cartilagem elástica, nos pulmões e na bexiga. São formadas pelas proteínas fibrilina e elastina.

O que é a dentina?

A dentina ou a dentina são uma camada de material que se encontra imediatamente debaixo do esmalte do dente. É um dos quatro componentes principais do dente que compreende: O esmalte duro exterior.

Qual o papel do colageno nos tecidos Dentarios?

As fibras colágenas do ligamento periodontal estão orientadas de modo a transformar as pressões exercidas durante a mastigação em trações. Isto é importante, pois esta orientação das fibras evita que pressões fortes sejam exer¬cidas diretamente sobre o tecido ósseo, o que provocaria a sua reabsorção.

O que é uma lesão de furca?

A dra. Andrezza define: “É uma destruição dos tecidos de suporte dos dentes multirradiculares, definido pela perda inserção no espaço radicular, com retração de gengiva, assim muitas vezes expondo a furca e raízes”.

Qual tecido é formado por fibras de colágeno que ligam os dentes até o osso alveolar?

O ligamento periodontal é composto por fibras colágenas que ligam os dentes ao osso alveolar. É formado pelas fibras de Sharpey. Comunica-se através de canais vasculares com os espaços medulares do osso alveolar próprio. O cemento radicular é um tecido que recobre a raiz do dente.

Quais são as camadas que constituem o osso alveolar e qual a função de cada uma?

O osso alveolar (OA), camada de tecido ósseo que reveste o alvéolo dentário, em associação ao cemento e ao ligamento periodontal, constitui o periodonto de sustentação. Devido à deposição periódica de tecido ósseo, o OA apresenta-se formado por lamelas paralelas nas quais estão inseridas as fibras de Sharpey.

Como se divide o osso alveolar?

Os processos alveolares sao as porções da maxila e mandíbula que suportam as raízes dentárias. O processo alveolar pode ser dividido em osso alveolar propriamente dito, radiograficamente conhecido correspondente a lâmina dura, que reveste internamente o alvéolo.

O que é um Alveolo Dentario?

O alvéolo dentário corresponde a uma cavidade no osso da mandíbula e da maxila onde alberga a(s) raiz(es) dentária, sendo sua existência dependente do germe dentário.

O que é a lâmina dura?

Lâmina dura do osso é compacto, que é adjacente ao ligamento periodontal, na cavidade dentária. ... A lâmina dura fornece a superfície de fixação com o qual o ligamento periodontal, junta-se.

O que é Fenestracao em odontologia?

As deiscências e as fenestrações são defeitos do osso alveolar que favorecem a progressão de algumas patologias que envolvam reabsorção óssea alveolar, como a doença periodontal e danos mucogengivais durante o tratamento ortodôntico ou procedimentos cirúrgicos estéticos, os quais podem ser seriamente afetados, com a ...

O que é o cemento?

Cemento é a camada delgada, de coloração amarela, acelular e avascularizada que cobre a raiz do dente. A função do cemento é proteger a raiz e unir a mesma ao osso, através da inserção que se dá neste cemento de várias microfibras de tecido que são chamadas de ligamento periodontal.

O que é ligamento periodontal?

O ligamento periodontal é um tecido conjuntivo frouxo interposto entre os dois constituintes mineralizados do periodonto de sustentação (cemento e osso alveolar), estabelecendo, desta maneira, a articulação entre o dente e seu respectivo alvéolo (Gonfose).

Onde se localiza o ligamento periodontal?

Está inserido no osso ao redor do dente e também na camada externa da raiz, chamada cemento, esclarece a Faculdade de Odontologia da Universidade de Pittsburgh. Embora seja chamado de ligamento, não é como os ligamentos que circundam as articulações.

O que é a doença periodontal?

A doença periodontal é caracterizada pela inflamação e destruição dos tecidos de proteção (gengiva) e suporte (osso, cemento e ligamento periodontal) dos dentes.

Qual a diferença entre gengiva livre e gengiva inserida?

A gengiva é firme e fortemente aderida ao dente e ao processo alveolar pelas fibras conjuntivas supra-alveolares. A gengiva pode ser dividida topograficamente em: a) gengiva marginal ou livre, b) gengiva aderida ou inserida. Gengiva Marginal ou Livre: ... Não apresenta papilas conjuntivas.

Qual o tecido da gengiva?

tecido epitelial

O que é gengiva livre?

A gengiva marginal, gengiva livre ou não-inserida, é a margem ou bordo da gengiva que circunda os dentes em forma de colarinho. Em aproximadamente 50% dos casos, delimita-se com a gengiva inserida adjcente através de uma depressão linear rasa, a ranhura ou sulco gengival livre.

Quais os tipos de gengiva?

  • Tipos. Gengiva marginal. Gengiva fixa.
  • Gengivite.

Qual deve ser a cor da gengiva?

A gengiva saudável tem uma cor rosa ou coral suave, apesar de poder conter outros pigmentos, dependendo da sua origem étnica. Se parecerem avermelhadas ou inchadas, se sangrarem ao escovar os dentes ou usar o fio dental ou se começarem a se retrair, são alterações que podem indicar sinais de doença da gengiva.

Como é feito o preenchimento de gengiva?

Pequenas incisões são realizadas na porção mais superficial e epitelial da gengiva, próxima à área a ser recoberta, e, então, é realizado um movimento de rotação e deslocamento do tecido, recobrindo a exposição da raiz, completando assim o enxerto de gengiva.

É possível reconstruir a gengiva?

A reconstrução de gengivas retraídas ou atrofiadas é um procedimento cirúrgico sofisticado mas que pode ser imprescindível para recuperar a harmonia do sorriso.