Cnidários ou celenterados (filo Cnidaria) são organismos pluricelulares que vivem em ambientes aquáticos, sendo a grande maioria marinha. Existem mais de 11.
Eles não possuem Sistema Nervoso. Por rede difusa de células nervosas na parede do corpo. Eles não possuem Sistema Nervoso Central, então não possuem células nervosas em seu corpo. Tecido de percepção, que se localiza nas pontas dos tentáculos.
Na escala evolutiva animal, o grupo acreditado como o primeiro a possuir um sistema nervoso é o filo dos Cnidários (corais, anêmonas, hidras e medusas).
Considerando, por exemplo, o cnidário do gênero Obelia, é possível observar, durante o ciclo de vida, um pólipo assexuado e uma medusa sexuada. Na fase de pólipo, um novo indivíduo é formado por brotamento. Nesse caso, o pólipo dá origem a uma pequena medusa, que se desenvolve e se torna apta para a reprodução.
A estrutura corporal dos cnidários apresenta duas variações: o pólipo e a medusa. Alguns cnidários passam toda a sua vida como apenas uma forma, ou seja, sendo pólipo ou medusa. Algumas espécies, no entanto, apresentam um estágio polipoide e outro medusoide durante o ciclo de vida.
Os cnidários ou celenterados são animais exclusivamente aquáticos, em sua grande maioria, marinhos. Os pólipos são sésseis, ou seja, vivem fixos a um substrato e as medusas são organismos livres e natantes. ... Podem formar colônias como é o caso das caravelas e dos corais.
forma polipoide e forma medusoide são as duas organizações corporais. forma polipoide é a forma fixa dos cnidarios, ou seja eles são seres sésseis e passam sua vida inteira presos (parados).
Morfologia. A maioria dos cnidários passa por duas fases no seu ciclo de vida: uma fase conhecida por pólipo e a outra por medusa. O pólipo tem corpo cilíndrico, com a extremidade inferior fechada, por onde o animal se fixa a um substrato qualquer. ... Pólipos e medusas apresentam basicamente a mesma organização corporal.
As anêmonas, assim como todos os Cnidários, são providas de cnidoblastos com nematocistos, localizados nos tentáculos e cavidade gastrovascular. Estas células providas de potentes toxinas, são utilizadas principalmente na captura de alimentos e na própria defesa contra predadores.
A célula típica dos cnidários é o cnidócito, que são células presentes na epiderme (principalmente tentáculos) que possuem função de defesa e captura das presas, pois quando estimuladas disparam um filamento (nematocisto) que penetra na pele da vítima e injeta toxinas paralisantes.
Que nome recebe a célula típica dos cnidários que atua na defesa e ajuda na captura de presas por esses animais? Alternativa “a”. Os cnidócitos são células encontradas apenas nos cnidários e que apresentam filamentos urticantes chamados de nematocistos.