Campo Magnético é a concentração de magnetismo que é criado em torno de uma carga magnética num determinado espaço. É o ímã que cria o campo magnético, da mesma forma como é a carga elétrica e a massa que, respectivamente, criam os campos elétrico e gravitacional.
É uma gigantesca distorção magnética criada pelo núcleo terrestre, que funciona como um ímã. ... O campo magnético protege as camadas de ar ao minimizar ataques de ventos solares. Sem tal defesa, as partículas lançadas pelo Sol arrancariam a atmosfera do planeta. Um ímãzão desses, bicho!
A força magnética é resultado da interação entre dois corpos dotados de propriedades magnéticas, como ímãs ou cargas elétricas em movimento.
A figura a seguir ensina a usar a regra da mão direita para determinar o sentido da força magnética: Aponte o dedo indicador no sentido do campo magnético. O dedo médio deve apontar na direção da velocidade da partícula, e o dedão deve apontar a direção e o sentido da força magnética.
A força magnética é uma grandeza vetorial, ou seja, possui módulo, direção e sentido. Assim como o campo magnético e a velocidade.
Embora sejam confundidas, as forças elétricas e magnéticas se diferem muito. Para a força elétrica agir, ela precisa entrar em uma região onde há um campo elétrico. Já o campo magnético não age sobre cargas elétricas paradas, as cargas precisam estar em movimento.
Fraca: As forças fracas são aquelas que explicam os processos de decaimento radiativo, tais como o decaimento beta nuclear, o decaimento do pion, do muon e de várias partículas "estranhas". ... As forças fortes são aquelas responsáveis pelos fenômenos que ocorrem a curta distância no interior do núcleo atômico.
A força fraca é chamada “fraca” por ser normalmente várias ordens de grandeza menor que a força forte. As interações nucleares fraca e forte possuem alcance de distâncias extremamente curtas. O alcance da força forte é de cerca de 10⁻15 m enquanto que o da força fraca é da ordem de 10⁻18 m.