Um tear é um aparelho mecânico ou eletromecânico empregado para fins de tecelagem. Entre as variedades existentes, há o tear de pente-liço e o tear de tricô (ou de pregos).
Tudo começou quando Edmund Cartwright [1743-1823] patenteou seu primeiro tear mecânico, em 1785. Teares manuais eram comuns no século XVIII. Eles eram relativamente lentos e requeriam a atenção total de pelo menos uma pessoa.
O tear mecânico é um dos principais símbolos da Revolução Industrial (séc. XVIII), estando também na origem da história da inteligência artificial. ... Edmund Cartwright (1743-1823), inventor inglês do primeiro tear mecânico, fracassou na ideia de comercializar industrialmente as máquinas que criara.
O sistema permitia que os padrões dos tecidos fossem definidos pela maneira como os fios eram levantados ou abaixados. Pode ser considerada a primeira máquina mecânica programável da história, pois os cartões forneciam….
Joseph Marie Jacquard
Você sabe como funciona um tear? ... Porém, é dessa forma que ele funciona: cruzam-se fios verticais (urdidura ou teia), que estão presos entre os órgãos do tear com os fios horizontais (trama) que são transportados pela lançadeira (ou navete) que vai entrelaçando este fio com a teia.
Um tear de mão, ou artesanais, é qualquer tear que é operado manualmente, ao contrário de motorizada ou teares movidos a eletricidade. ... Ao fornecer a tensão sobre os fios da urdidura, um tear manual permite que o tecelão para criar tecidos mais rápido e resulta em um tecido mais uniforme.
Os teares mais conhecidos e suas utilidades são os seguintes:
Na primeira etapa da visita, conhecemos os vários tipos de máquinas que fazem as tramas dos tecidos. Aqui, o fio se transforma em tecido em sistema de malharia circular com máquinas com mais de 5000 agulhas que costuram a uma velocidade estonteante. Rolos enormes de tecidos ficam prontos em cerca de uma hora.
A tecelagem é usada para confecção de tecidos para o conforto, pesca, transporte, vestuário e adorno. A rede de dormir é comum a quase todos os grupos indígenas. É o tecido mais trabalhado e de maior tamanho que atinge alto grau de elaboração técnica e estética, superando a utilidade funcional dos objetos.
Significado de Trançado adjetivo Disposto em trança. substantivo masculino Trança. Obra trançada.
Os povos nativos construíam suas habitações e produziam vários tipos de utensílios, como cestos para uso doméstico, para transporte de alimentos e objetos trançados para ajudar no preparo de alimentos (peneiras), armadilhas para caça e pesca, instrumentos musicais para uso em rituais religiosos, redes para pescar e ...
Algumas tribos costumam trabalhar com barro ou argila para fazer diversos tipos de objetos indígenas, como vasos, panelas, moringas, jarros, pratos e copos, assim além de peças de decoração, elas ainda têm função utilitária e podem ser usadas no decorrer do dia.
Explicação: A confecção de objetos indígenas envolve o uso de pigmentos naturais, plumas, fibras vegetais, argila, madeira e pedras. Cada tribo apresenta sua forma de se expressar, por isso as peças são bem diferentes.
Os tipos mais comuns de utensílios são:
As linguagens artísticas utilizadas pelos indígenas são: pintura corporal, cerâmica, uso de máscaras, uso de plumas e confecção de cestas e utensílios. Arte é uma atividade humana que se relaciona às manifestações estéticas, realizadas por artistas ao usar suas emoções, ideias e percepções.
Hoje, o bom currículo da disciplina deve contemplar as quatro linguagens: artes visuais, música, teatro e dança - o que nem sempre é cumprido em virtude da formação dos professores, muitos deles especialistas em apenas uma das áreas.
Os artefatos produzidos por povos indígenas que vivem no Brasil podem ser encontrados nas mais de 200 sociedades indígenas distribuídas em centenas de aldeias por todo o território do país. Algumas, inclusive, comercializam tais artefatos nas próprias aldeias e nas cidades próximas a elas.
Arte Indígena
Os Yanomami são um grupo indígena que habita a floresta Amazônica, na região da fronteira do Brasil com a Venezuela. Como outros grupos indígenas, eles realizam pinturas e perfurações corporais.
Flecha,vestuários de pénas,enfeites e brincos feitos com coroços de frutas e etc.
O artesanato brasileiro e a influência indígena Em cada etnia, é possível destacar uma importante atribuição indígena, a arte com as plumas. É nela que podemos ver as mais belas e coloridas penas e plumas dos mais variados pássaros em peças como as tangas e os cocares ou em outro tipo de ornamento e vestuário.
Várias palavras de origem indígena se encontram em nosso vocabulário cotidiano, como palavras ligadas à flora e à fauna (como abacaxi, caju, mandioca, tatu) e palavras que são utilizadas como nomes próprios (como o parque do Ibirapuera, em São Paulo, que significa, “lugar que já foi mato”, em que “ibira” quer dizer ...