crossorigin="anonymous">
O tratamento para dislexia é feito com a prática de estratégias de aprendizagem que estimulam a leitura, a escrita e a visão e, para isto, é necessário o apoio de toda uma equipe, que contém pedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo e o médico neurologista.
Dicas para dar aulas de matemática a alunos disléxicos Utilize sempre recursos visuais em suas explicações. Use a abuse das cores: a cor é uma ferramenta muito eficaz para a memorização.
Montar operações. Entender os princípios de medida. Lembrar as sequências dos passos para realizar as operações matemáticas. Estabelecer correspondência um a um: não relaciona o número de alunos de uma sala à quantidade de carteiras.
A matemática é uma disciplina que requer muito esforço, estudo, treinamento e memorização. Algumas pessoas capazes de estudar muito para uma matéria não são capazes de fazer o mesmo para a matemática. Isso porque elas já criaram um bloqueio com relação a matéria dos números as impedindo de ter um aprendizado normal.
A dislexia interfere no aprendizado da leitura, a discalculia gera dificuldades com números, e a disortografia causa problemas com a escrita.
Baseado em estudos realizados por meio de pesquisa bibliográfica, constatou-se que a dislexia e a disgrafia são transtornos ou dificuldades que um indivíduo possui na leitura ou na escrita.
A discalculia é um problema causado por má formação neurológica que se manifesta como uma dificuldade no aprendizado dos números. Essa dificuldade de aprendizagem não é causada por deficiência mental, má escolarização, déficits visuais ou auditivos, e não tem nenhuma ligação com níveis de QI e inteligência.
As atuais dificuldades no ensino da matemática começam antes mesmo de o aluno entrar na sala de aula. ... O medo dos números predispõe o aluno a ficar nervoso ao tentar resolver problemas, compromete a compreensão do conteúdo e torna a prática de exercícios uma rotina torturante na escola.
O erro na matemática é uma dicotomia a ser analisada, porque se o resultado estiver errado, a operação está errada; mas, se o resultado estiver certo, a operação não pode estar nunca errada. ... Desse modo, a autora chama a atenção para que se analise o erro por sua base e não apenas por seus resultados.
A matemática está em todo lugar, basta observar. Tudo o que fazemos no dia a dia envolve números, cálculos e contas. Numa cidade como São Paulo, por exemplo, a ciência pode estar numa obra, na qual é imprescindível para estabelecer a quantidade de materiais a utilizar e a altura de cada parede erguida.
Infelizmente o processo de aprendizagem nem sempre tem resultados positivos, às vezes causam a aversão à matemática, bloqueando os raciocínios lógicos, causando dificuldade no entendimento da matéria, inclusive no seu desenvolvimento psicológico, cria-se um bloqueio mental não deixando que seja natural o processo de ...