As energias renováveis são energias resultantes de recursos renováveis, ou seja, são inesgotáveis, como a energia hídrica, maremotriz, geotérmica e as novas energias emergentes, como a energia solar, eólica e de biomassa.
São aqueles recursos que não se esgotam, que são sempre renovados naturalmente e que não prejudicam a natureza. Como exemplo, os ventos (energia eólica), a energia proveniente do sol (energia solar), energia proveniente das marés (energia maremotriz).
Recursos energéticos são quaisquer recursos naturais que possam ser aproveitados para obter energia. Os recursos energéticos estão divididos em dois grandes grupos: os recursos energéticos não-renováveis, que advém dos combustíveis fósseis.
Os recursos energéticos fósseis são minérios não-metálicos obtidos do subsolo continental ou oceânico. Os minérios fósseis têm seu uso vinculado à geração de energia, a qual movimenta veículos automotores e máquinas industriais. Esse tipo de minério serve de matéria-prima na fabricação de uma infinidade de produtos.
Os recursos energéticos fósseis são matéria-prima para a fabricação de diversos produtos. ... Os minerais fósseis, de origem orgânica, tiveram sua utilização difundida a partir da Revolução Industrial com a invenção da máquina a vapor, que era movida a carvão mineral, de origem fóssil.
As fontes de energia renováveis são aquelas que possuem um ciclo de renovação em escala de tempo humana, ou seja, estão sempre disponíveis para utilização e não se esgotam, sendo a principal delas a energia solar proveniente da luz do sol, além das fontes eólica, biomassa, hídrica, maremotriz e geotérmica.
Gás Natural
Quais as principais matrizes energéticas do Brasil?
Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) são chamados assim porque são, de fato, derivados de plantas e vegetais mortos, soterrados com os sólidos que formam as rochas sedimentares. Eles são a principal fonte de energia utilizada no mundo hoje.
As hidrelétricas são responsáveis por produzirem cerca de 70% da energia disponível para consumo no Brasil, ou seja, é a principal geradora de energia no país, sendo que 40,5% do potencial hidrelétrico do país está localizado na Bacia Hidrográfica do Amazonas, porém é na Bacia do Rio Paraná em que há a maior produção ...