Os objetivos principais do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) são garantir a preservação da diversidade biologia, promover o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais e proteção das comunidades tradicionais, seus conhecimentos e cultura. ...
Unidades de Conservação são áreas, com características naturais relevantes, criadas e protegidas pelo Poder Público com objetivos de conservação. Unidades de conservação (UCs) são áreas naturais criadas e protegidas pelo Poder Público, municipal, estadual e federal.
O SNUC é formado por diversos órgãos. O órgão consultivo e deliberativo é o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) – que acompanha a implementação do sistema (dispõe sobre leis e normas). Já o órgão central do sistema é o MMA (Ministério do Meio Ambiente, que tem a finalidade de coordenar o SNUC.
Unidade de Conservação (UC) é a denominação dada pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) (Lei nº 9.
A sigla SNUC significa Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Esse sistema de conservação é baseado em espaços territoriais especialmente protegidos e com características naturais (fauna e flora). O grande objetivo do SNUC é garantir a conservação dos recursos naturais presentes no território nacional.
São "espaços territoriais e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituídos pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção da lei" ...
Unidades de Conservação são áreas criadas pelo poder público com o objetivo de proteger seus recursos naturais. ... Existem vários tipos de Unidades de Conservação, associados a diferentes normas quanto à presença humana e o uso econômico dos seus recursos.
Elas são classificadas como: Parques Nacionais, Reservas Biológicas, Reservas Ecológicas, Estações Ecológicas, Áreas de Proteção Ambiental, Áreas de Relevante Interesse Ecológico, Floresta Nacional, Reserva Extrativista, Refúgio de Vida Silvestre, Reserva da Fauna, Reserva de Desenvolvimento Sustentável e Reserva ...
As unidades de conservação são divididas em dois grandes grupos: as de proteção integral e as de uso sustentável. As unidades de proteção integral são aquelas que não podem ser habitadas pelo homem e têm seu uso restrito ao turismo e à pesquisa.
São permitidas as atividades que contemplam a coleta e utilização dos recursos, mas de uma maneira equilibrada, como por exemplo as atividades de pesquisa científica, turismo, produção florestal, produção agrícola e pecuária desde que compatibilizada com os objetivos da UC, entre outros.
As Unidades de conservação são áreas cujo principal objetivo é proteger a biodiversidade, recursos hídricos, solo e recuperar áreas que tenham sido afetadas por ação antrópica. Essas unidades podem ser divididas em duas categorias: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável.
Unidades de Conservação no Brasil
As Unidades de Proteção Integral tem como objetivo básico a preservação da natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais. Já as Unidades de Uso Sustentável tem como objetivo básico compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais.
Nas unidades de uso sustentável é permitida a exploração dos recursos de forma controlada, ou seja, protege a área, mas permite ocupação humana. As unidades de Proteção Integral não permitem ocupação humana. Somente é aberta para realização de pesquisas e educação ambiental.
No Brasil, existem mais de 700 Unidades de Conservação Ambiental, de forma que a região Norte, em função de seu elevado e ainda preservado patrimônio natural, possui a maior quantidade delas.
Dentre as atividades podem ser desenvolvidas em UCs temos: Pesquisas Científicas. Produção Florestal. Agricultura e baixo impacto.
Nas Unidades de Proteção Integral, como é o caso dos parques nacionais e reservas biológicas, não é permitida a presença de populações humanas. Nesses espaços não é possível conciliar a atividade econômica de extração de recursos naturais com a preservação.
Para preservação da biodiversidade as unidades de conservação devem impedir restringir a permissão de cartas de pesca assim como fazer uma área nas florestas uma área protegida para os selagens de cada espécie .
A preservação da Biodiversidade se dá com atitudes sustentáveis, como a utilização consciente dos recursos naturais, separação e descarte correto do lixo, entre outras ações.
As Unidades de Conservação (UCs) têm como objetivo principal proteger a biodiversidade, por meio da manutenção dos recursos genéticos, da diversidade de espécies e de ecossistemas, recursos hídricos e edáficos, proteger paisagens naturais, e promover a restauração de ecossistemas degradados (SNUC, 2006).
A biodiversidade apresenta também importância econômica. Como sabemos, os seres vivos são importante matéria-prima na fabricação de alimentos, medicamentos, cosméticos, vestimentas e até habitação. Preservar é garantir, portanto, que esses recursos não faltem no futuro e que o meio ambiente permaneça em equilíbrio.
Preservando a vegetação que temos, combatendo o reflorestamento com espécie única e geralmente não nativa, incentivando o plantio de árvores, proibindo a caça, captura e comércio de animais silvestres, promovendo a proteção das espécies animais ameaçadas, criando reservas com acesso limitado - são algumas medidas que ...
A biodiversidade refere-se à “[…] variedade e variabilidade existentes entre organismos vivos e ecossistemas nos quais eles se mantêm. ... A vida na Terra depende da natureza. Os seres humanos precisam da diversidade biológica para o fornecimento de serviços importantes, como alimentação e recursos hídricos.
Biodiversidade é o conjunto de todas as espécies de seres vivos existentes em determinada região. ... Também chamada de diversidade biológica, a biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da natureza, responsável pelo equilíbrio e pela estabilidade dos ecossistemas.
São extremamente importantes para o ecossistema,pois além de servirem de abrigo,fornecem também alimento à peixes,crustáceos e invertebrados,servem como filtradores da água,alimentando-se de restos orgânicos e micro-organismos existentes nela e também de plânctons.