Os movimentos influentes no Brasil e em Portugal podem ser divididos da seguinte forma: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo/Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e Tendências Contemporâneas (Pós Modernismo).
Os movimentos literários (ou escolas literárias) representam um conjunto de escritores e obras de determinado período da história. Eles reúnem produções literárias com características e estilos similares.
O primeiro documento existente que possa ser considerado literatura brasileira é a Carta de Pero Vaz de Caminha, escrita por Pero Vaz de Caminha a Manuel I de Portugal e que continha uma descrição de como o território brasileiro parecia em 1500.
A história da literatura brasileira tem início em 1500 com a chegada dos portugueses no Brasil. Assim, a produção literária começa quando os portugueses escrevem sobre suas impressões da terra encontrada e dos povos que aqui viviam. ...
A produção literária do período se divide em dois tipos de literatura: Literatura informativa (ou de viagens) – composta por documentos a respeito das condições gerais da terra conquistada, as prováveis riquezas, a paisagem física e humana etc.
Seu objetivo central era retratar as metas da expansão marítima, conquistas, as grandes navegações, e a expansão da igreja feita pelos jesuítas da Companhia de Jesus, por isso esses eram os temas de sua produção escrita. O quinhentismo é dividido em dois tipos de literatura: a informativa e a catequética.
As principais produções do Brasil Colônia, escritas nos séculos XVI e XVII, categorizadas como informativas são: a Carta, de Pero Vaz de Caminha a el-Rei Dom Manuel, referindo o descobrimento de uma nova terra e as primeiras impressões da natureza e do indígena (1500);
Com a chegada dos portugueses em território brasileiro em 1500, as terras encontradas foram relatadas pelos escrivães que acompanhavam os navios. Assim, a literatura de informação foi produzida pelos viajantes no início do século XVI, no período do Descobrimento do Brasil e das Grandes navegações.
O nome quinhentismo vem da época em que o movimento literário surgiu no Brasil. Esses movimentos literários aconteceram por volta de 1500, quando os portugueses chegaram às ilhas brasileiras, por isso, o período literário do quinhentismo no Brasil se manteve como um reflexo da tradição literária portuguesa.