Processo de coleta, pasteurização e armazenamento Após a coleta, as mães podem congelar o leite e entrar em contato com o banco para que seja feita a retirada. Quando o leite chega ao banco, ele é descongelado para passar por um processo de seleção e classificação.
Quem pode doar e como se cadastrar? Qualquer mulher saudável, que esteja amamentando e produza mais leite do que o necessário para o seu bebê pode se tornar uma doadora. Basta entrar em contato com o banco de leite mais próximo (que você encontra no site da rede) e manifestar o desejo de doar.
Bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães têm a chance de receber os benefícios do leite materno com a sua doação. Com ele, a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias.
Isso porque nossa Rede de Banco de Leite Humano (rBLH) é a maior e mais complexa do mundo, contando com 224 bancos e 216 postos de coleta presentes em todos os estados.
Toda lactante saudável pode ser doadora e qualquer volume doado é importante. Prematuros começam a nutrição com apenas 1ml de leite, portanto, não é preciso ter uma enorme produção de leite para ser doadora.
A doação de leite humano passa pelo processo de coleta, processamento e distribuição do leite humano para bebês prematuros internados de baixo peso (menos de 2,5 kg) e com patologias, principalmente do trato gastrointestinal, e que não podem ser alimentados diretamente pelas próprias mães.
Mude a posição dos dedos, para esvaziar todas as partes da mama. Abra o frasco e coloque a tampa sobre a mesa, forrada com um pano limpo, com a abertura para cima. Colha o leite no frasco, colocando-o debaixo da areola. Após terminar a coleta, feche bem o frasco.
Para manter a amamentação após a volta ao trabalho é necessário amamentar o bebê pelo menos 2 vezes por dia, que pode ser de manhã e à noite. Além disso, deve retirar-se leite materno com uma bombinha, mais duas vezes por dia, para manter a produção de leite.
No recipiente utilizado para alimentar o bebê (que esteja em temperatura ambiente), o leite materno pode ficar por, no máximo, 2 horas. Este é o período seguro para evitar que micróbios tomem conta do alimento e prejudiquem o bebê.
Quanto tempo dura o leite extraído? O seu leite extraído pode ser armazenado na geladeira por até 24 horas, ou no congelador por até 3 meses.
Os potes de vidro com tampa de plástico são a forma mais segura de armazenar o leite materno, pois resistem à altas variações de temperatura, podem ser fervidos, ou levados ao congelador.
Fervendo os recipientes: este é o método mais comum de esterilizar qualquer pote. Basta ferver potes e tampas por, no mínimo, 15 minutos. Depois deixe-os secar virados com a abertura para baixo, sobre panos limpos.
Conserve e aqueça o leite materno de forma segura e prática A forma achatada dos sacos garante que o leite descongele rapidamente, e o material duradouro é adequado para um armazenamento no congelador. Os sacos em material próprio para utilização alimentar e isento de BPA têm costuras seladas que evitam abrir.