Á fragmentação nada mais é do que uma estratégia de fortalecimento da globalização, tendo em vista que ela acontece na dimensão do espaço, do indivíduo e da cultura. No espaço social da globalização, a fragmentação é um instrumento de poder político.
“A fragmentação espacial é um processo de recomposição espacial a todas as escalas, do bairro ao mundo, decorrente dos novos fatores de localização e de relação entre lugares” (SALGUEIRO, 2005, p. 309).
Resposta. O processo de fragmentação surge paralelamente ao processo de globalização, da mesma forma que a globalização se manifesta de várias maneiras a fragmentação se revela especialmente nos lugares e quase sempre é tida como conseqüência do próprio modo de produção capitalista.
Resposta. Resposta: A fragmentação de territórios no início da década de 90, intensificou-se principalmente no Leste Europeu, onde surgiram países alterando as fronteiras.
A fragmentação se refere às alterações em um habitat original, terrestre ou aquático. Trata-se de um processo no qual um habitat contínuo é dividido em manchas, ou fragmentos, mais ou menos isolados.
A fragmentação da produção é originalmente conceituada, nos estudos de organização industrial, como uma combinação de processos produtivos desenvolvidos externamente à firma, que ocorre por meio da divisão da produção em processos e unidades separadas até obter um ou vários produtos finais.
Bom, a fragmentação do processo produtivo industrial e empresarial leva as MULTINACIONAIS a conduzir suas estratégias de produção e funcionamento como se não existissem fronteiras entre as nações. Por isso, essas empresas também são demominadas como TRANSNACIONAIS ou ainda de fábricas globais. Espero ter ajudado!
Olá! Os três principais fluxos de manufatura são Manufatura Enxuta, que é caracterizada pela otimização dos recursos e melhoria assim dos resultados. Além disso, são utilizados para obter melhorias nos processos de produção e redução dos custos.
As grandes navegações foram importantes porque abriram uma nova possibilidade que foi muito explorada e que foi decisiva na vitória do sistema capitalista: o mercantilismo.