Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos.
Verificado por especialistas. A democracia ateniense era caracterizada pela divisão em assembleias do povo. Essa assembleia era chamada de Eclésia. A Eclésia era quem votava acerca das leia, da escolha dos magistrados, decidia acerca dos gostos do dinheiro público, dentre outras funções.
Os georgóis fazem parte da organização social de Atenas, uma das cidades estado da Grécia Antiga. Os georgóis são uma camada de pequenos proprietários, pobres, que muitas vezes transformavam-se em escravos em decorrência de dívidas. Além deles, existiam os eupátridas, demiurgos, thetas, metecos e escravos.
Em 450 a.C. o tesouro da Liga foi transferido de Delos para Atenas que investiu na sua infraestrutura e aumentou consideravelmente o seu poder. A Liga de Delos foi, portanto, a base do poder e da hegemonia ateniense no século V a.C., considerado o período clássico ateniense.
Resposta. Resposta: A crise dos Genos e os conflitos internos entre eupátridas e o restante da população tiveram tamanha intensidade que provocou o que chamamos na história de 2°DIÁSPORA GREGA. Tais situações perduraram durante muito tempo, talvez, até as invasões macedônicas.
substantivo masculino e feminino Membro da primeira classe (nobreza), das três em que Teseu dividiu o povo ateniense, que fazia e executava as leis. Etimologia (origem da palavra eupátrida). Do grego eupatrídes.
A cidade de Atenas, na Grécia, é considerada o berço da democracia. Lá, os cidadãos se reuniam na praça principal, chamada de Ágora, para discutir os problemas políticos e criar leis. ... A democracia que existia em Atenas é a chamada democracia direta, onde o povo faz as leis, decide o que é melhor para a cidade.
As causas imediatas para a guerra foram a intervenção ateniense em um conflito entre duas colônias de Corinto (aliada de Esparta) e o bloqueio econômico de Atenas sobre Mégara (também aliada de Esparta).
Os escravos eram a base da sociedade ateniense, como tinha um grande numero de escravos eles é que ficavam com o trabalho pesado. Sua mão de obra, por exemplo, construíram as maiores obras de Atenas.