"Ó glorioso mártir, São Sebastião, que para vos conservar fiel à fé de vosso batismo, enfrentastes a mais cruel perseguição e derramastes vosso sangue, alcançai-nos a graça de permanecermos fiéis às promessas do nosso batismo e que nunca nos acovardemos em professar a nossa fé. Por Cristo Nosso Senhor. Amém."
Padroeiro dos presidiários e dos arqueiros, além de defensor da Igreja e apóstolo dos confessores, São Sebastião nasceu no Império Romano e tornou-se chefe de sua guarda. Cristão, converteu muitos soldados com a Palavra do Senhor, mas foi acusado de traição pelo imperador Dioceclano, que adorava as divindades romanas.
Roma, Itália
Por volta de 286, a sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo sumariamente como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas (que se tornaram símbolo constante na sua iconografia).
Na Umbanda, São Sebastião corresponde a Oxóssi No Brasil, o orixá tem grande prestígio e força popular, além de um grande número de filhos, recebendo o título de Rei das Matas. Seus símbolos são ligados à caça: no candomblé, tem um ou dois chifres de búfalo dependurados na cintura.
O Dia do Bibliotecário é comemorado no dia 12 de março. A data foi instituída pelo Decreto nº 84.
Santo Ivo
Charbel Makhlouf