Como variam a temperatura de ebulição e de fusão nas aminas primárias, secundárias e terciárias? ... Quanto maior a cadeia carbônica, maiores são as temperaturas de fusão e ebulição e menor é a solubilidade dos compostos.
Resposta. Temperatura de ebulição (TE) de moléculas com a mesma massa molecular: quanto maior a interação, maior a TE. (Hidrocarbonetos < Éteres < Cetonas < Aldeídos < Aminas terciárias < Aminas secundárias < Fenóis < Álcoois < Aminas primárias < Ésteres < Ácidos Carboxílicos < Nitrocomposto).
As aminas são usadas na síntese de compostos orgânicos, na produção de certos tipos de sabões e na vulcanização da borracha. As aminas aromáticas são muito usadas na fabricação de corantes (como a anilina, que é a benzenoamina) e de explosivos.
A amina corresponde a uma função orgânica constituída de compostos orgânicos (presença de átomos de carbono) nitrogenados derivados da amônia (NH3), no qual são substituídos os átomos de hidrogênio pelos radicais orgânicos alquilo ou arilo.
As aminas são largamente utilizadas em sínteses orgânicas diversas, na produção de certos tipos de sabões, na vulcanização da borracha (processo em que se adiciona enxofre à borracha natural para torná-la mais resistente e flexível) e na produção de sais de amônio, que são substâncias amaciantes usadas em ...
Por sua vez, a basicidades na Química Orgânica é estudada em aminas, pois o átomo de nitrogênio apresenta par de elétron livre. Quanto a acidez e a basicidades em compostos orgânicos é correto afirmar que: * 1 ponto. ... d) As aminas alifáticas terciárias apresentam um maior caráter básico que aminas alifáticas secundárias ...
Qualquer substância com um valor de pH entre 0 até 7 é considerada ácida, enquanto um valor de pH de 7 a 14 é uma base. O valor 7 é o neutro, que corresponde à água. Um ácido é qualquer composto químico que, em solução aquosa, libera íons de hidrogênio (H+).