As cruzadas foram expedições militares organizadas por católicos da Europa Ocidental, com o objetivo inicial de reconquistar para o mundo cristão lugares sagrados, como o Santo Sepulcro, em Jerusalém, na Palestina. A região era local de peregrinação para católicos europeus.
Apesar de não terem alcançado totalmente seu objetivo religioso, as Cruzadas promoveram grandes mudanças em toda a Europa, como a reabertura do Mediterrâneo à navegação e ao comércio europeu.
As cruzadas foram empreendimentos religiosos de caráter militar que tinham como objetivo a reconquista do que seria a Terra Santa, em Jerusalém. ... Elas tiveram como consequência religiosa o aumento do fluxo de peregrinações para Jerusalém, além do enfraquecimento da Igreja Católica.
As Cruzadas eram expedições de cristãos para libertar a Terra Santa (atual Palestina) dos turcos (muçulmanos), e eram patrocinadas pela Igreja Católica (Papa).
Na península Ibérica, por exemplo, a nobreza acabou por conquistar terras que estavam sob o domínio árabe. Para as cidades italianas, as Cruzadas deixaram como consequência a reabertura do mar Mediterrâneo ao comércio com o Oriente. ... Enfim, após as Cruzadas, o mundo feudal estava em desagregação.
História Geral. Depois do auge do sistema feudal, a Europa, a partir do século XI, observou uma série de transformações que marcaram a chamada Baixa Idade Média. ... Novas rotas terrestres e marítimas se instalaram chegando a integrar a Europa a outras regiões do Oriente.
proletariado
A maioria da população feudal era composta por camponeses. Eles eram responsáveis pelo trabalho nas terras e pela produção agrícola. Na maioria dos casos, os camponeses trabalhavam em regime de servidão e se submetiam às exigências de um senhor feudal.