A revolução do porto representava uma ameaça ao Brasil como Dom João VI obedeceria a uma constituição e os portugueses queriam a recolonização (tornar de novo colonia) do Brasil. Essa ameaça meio que desencadeou o processo de independencia do brasil.
As idéias liberais francesas difundidas em Portugal, o descontentamento popular motivado pela grave crise econômica que o reino português atravessava (fome e miséria) e a tirania exercida por Beresford foram as principais causas da Revolução Liberal ou Constitucionalista (1820).
A Revolução Liberal do Porto foi um movimento ocorrido em 1820, na cidade do Porto, em Portugal. Entre várias reivindicações, os integrantes exigiam a promulgação de uma Constituição e a volta da Corte portuguesa que se encontrava no Brasil.
Em 1820, iniciou-se no Porto, segunda maior cidade portuguesa, uma revolta que exigia a volta do rei a Portugal e a formação de uma Assembleia Constituinte. Com receio de perder o trono português, Dom João VI retornou a Lisboa, deixando seu filho Dom Pedro I no governo do Brasil.
cercamentos, jazidas de ferro e carvão, aumento do comércio e da frota naval.