Este dente assim como os demais molares não possuem nenhum dente decíduo ou de leite que o preceda irrompendo sem que ocorra a perda de nenhum dente. No sistema de Notação Dentária FDI o primeiro mola inferior esquerdo é designado pelo número 36 e o direito pelo número 46.
Um humano adulto tem normalmente 32 dentes, dezesseis na mandíbula e dezesseis na maxilar. Os quatro incisivos, localizados à frente, cortam pedaços de comida não muito duros. Junto deles, estão os dois caninos, um de cada lado (sendo quatro no total).
O ponto de contato proximal evita que a frequente impactação dos alimentos no espaço entre um dente e outro contribuam para as doenças gengivais e outras, além de evitar os problemas de mau hálito causado pelo acúmulo destes alimentos entre os dentes.
Na restauração, a maneira de realizar a correta reabilitação do contato proximal, é com o uso de matrizes que ajudam a promover a construção ou reconstrução de forma adequada à anatomia correta, restabelecendo o ponto de contato proximal.
Para se conseguir um correcto espaço fisiológico interproximal devem usar-se as cunhas de madeira em complemento ao sistema de matrizes. Através da pressão que exercem, estas permitem que os dois dentes se afastem o suficiente para compensar o espaço ocupado pela matriz.
A restauração é uma forma de fazer com que o dente afetado pela cárie volte à sua forma e sua função normal. Quando o dentista faz uma restauração, ele primeiro remove a parte do dente que esta deteriorada, limpa a área atingida e então preenche a cavidade limpa com um material de restauração.