O que observar e perguntar na futura escola, creche ou berçário do seu filho
Uma escola infantil deve proporcionar interação e novas experiências. Nesta fase de ingresso na vida escolar, o mais importante não é um cronograma de ensino carregado. Uma escola de educação infantil deve estimular as crianças a aprender também pela convivência com os colegas e por meio de atividades lúdicas.
A creche é um universo promotor da construção de uma rede de cuidados que abrange toda a família. Desenvolve um papel significativo no acolhimento e educação das crianças, mostrando um mundo de novas experiências, o que possibilita a ampliação de seus horizontes.
A instituição de educação infantil incorpora funções de cuidar e educar, além de prestar cuidados físicos e estar criando condições para o desenvolvimento cognitivo, simbólico, social e emocional da criança.
Acompanhar o crescimento educacional dos filhos aumenta suas habilidades sociais e diminui a chance de problemas comportamentais. Quanto maior o envolvimento dos pais nas experiências escolares das crianças, mais facilidade de fazer amigos elas terão! ... Neste processo ganha a criança, a família e a escola.
Os pais devem estar presentes e estimular as brincadeiras das crianças, orientar brincadeiras ao ar livre, com comandos e ações, estimular os jogos de tabuleiros e, sempre que possível, evitar telas e aparelhos eletrônicos.
Há 4 áreas de desenvolvimento infantil na escola que devem ser acompanhadas: física, cognitiva, social e afetiva (emocional). Elas precisam ocorrer na mesma proporção para identificar que a criança tem um desenvolvimento saudável.
Podemos observar quatro áreas no desenvolvimento de uma criança, as quais são: a física, a cognitiva, a emocional e a social. Essas áreas necessitam estar sintonizadas e precisam se desenvolver na mesma proporção. ... A curiosidade é nata nas crianças, o que faz com que elas constantemente busquem respostas.
Segundo ela, o contato familiar repleto de estímulos positivos e demonstrações de afeto é necessário para o desenvolvimento físico e emocional dos filhos, além de ser fundamental para a construção de suas habilidades sociais, linguagem e de sua identidade.
A família é o principal espaço de referência, proteção e socialização dos indivíduos, independente da forma como se apresenta na sociedade. ... A parceria entre a família e a escola é de suma importância para o sucesso no desenvolvimento intelectual, moral e na formação do indivíduo na faixa etária escolar.
Já em relação aos gestores da escola fica a função de trazer as famílias para dentro do ambiente escolar; com essa participação fica mais fácil conseguir formar essa parceria, sempre valorizando o trabalho coletivo; isto requer um esforço de toda a equipe gestora da escola.
O incentivo da família faz toda a diferença no processo de ensino – aprendizagem. ... E, também, quando a escola passa a conhecer melhor esse aluno e a sua família, a possibilidade de intervenções positivas no dia a dia do estudante aumenta muito.
Há diversos benefícios da proximidade entre a família e a escola, um deles é poder juntos, alinhar as expectativas, por meio de um diálogo aberto, pois afinal, o objetivo comum dessa relação é oferecer a criança boas condições de desenvolvimento e aprendizagem.
A escola é um importante local de aprendizagem acerca da educação para o adolescente, porém não nos esqueçamos de que a família também é fundamental nesse processo, por ser o primeiro lócus de aprendizagem e formação social das pessoas, haja vista a herança cultural passada dos pais para os filhos.