Os eletrólitos em falta devem ser repostos com uma solução oral que os contenha. Em casos mais severos, a administração deve ser intravenosa. Várias bebidas possuem cloreto de sódio ou cloreto de potássio, para fornecer ao atleta os eletrólitos perdidos pelo suor, durante as atividades esportivas.
Os desequilíbrios ácido-base são classificados como metabólicos se a alteração do pH ocorrer primariamente por causa da alteração do bicarbonato (HCO3−) sérico e como respiratórios se a alteração for primariamente decorrente de uma modificação da Pco2 (aumento ou diminuição da ventilação).
Os distúrbios ácidos-básicos (DAB) ocorrem devido ao desequilíbrio do pH sanguíneo. Trata-se de problemas clínicos frequentes, como a acidose tubular, acidose lática e cetoacidose diabética, e seu tratamento depende do diagnóstico médico e da identificação do distúrbio.
O que é alcalose metabólica e o que pode causar. A alcalose metabólica acontece quando o pH do sangue se torna mais básico do que deveria, ou seja, quando está acima de 7,45, o que surge em situações como vômitos, uso de diuréticos ou consumo excessivo de bicarbonato, por exemplo.
A acidose metabólica e a alcalose metabólica são causadas por um desequilíbrio na produção de ácidos ou bases e na excreção renal. A acidose respiratória e a alcalose respiratória são provocadas por alterações na exalação de dióxido de carbono devido a distúrbios pulmonares ou respiratórios.
O sistema tampão do organismo pode ser dividido em três grandes componentes: bicarbonato/ácido carbônico, proteína e fosfatos5. Uma solução tampão resiste às alterações do pH quando um ácido ou uma base é adicionada. Os tampões são uma mistura de componentes ácidos e básicos 2.
Tratamento de Acidose metabólica
O tratamento depende da causa da alcalose respiratória. Se a pessoa tiver uma respiração rápida causada por ansiedade, o tratamento baseia-se em diminuir a sua frequência respiratória, diminuindo a sua ansiedade e aumentando a quantidade de gás carbônico inspirado.
O tratamento depende da causa que está na origem da hipercapnia e da sua gravidade e, geralmente consiste na administração de oxigênio, monitorização do coração e da pressão arterial e em alguns casos, administração de medicamentos, como broncodilatadores ou corticoides.
Dieta alcalina: conheça a alimentação que equilibra a acidez do organismo