O FEDERALISMO CENTRÍPETO é formado de Entes ou Estados, independentes, que resolvem se juntar pra formar um Estado Federado, onde os entes têm somente autonomia e o Estado Federal Soberano tem independência.
No federalismo por agregação, a formação do Estado federal ocorre a partir da reunião de Estados soberanos que o preexistiam. Exemplo histórico desse tipo de federação são os EUA, que se formaram a partir da reunião das 13 Colônias.
RESPOSTA CORRETA: Os territórios constituírem-se como descentralizações administrativas dos Estados, podendo ser criados por meio de lei estadual.
Quando a federação é fruto da descentralização política de um Estado Unitário (movimento centrífugo), surge o federalismo por segregação (ou desagregação), originando Estados denominados de imperfeitos ou por dissociação.
das leis e da Constituição. . O Brasil é uma República porque o Chefe de estado é eleito pelo povo, por período de tempo determinado: quatro anos, com possibilidade de reeleição para mais um mandato de igual período. É Presidencialista porque o Chefe de Estado e de Governo é o Presidente.
Nomes oficiais. "República Federativa do Brasil" é o nome oficial do país utilizado pela Constituição de 1967 e mantido na sua sucessora (a de 1988). Anteriormente, a designação oficial era "Estados Unidos do Brasil".
A República Federativa do Brasil é composta pela união indissolúvel de Estados, Municípios e Distrito Federal, todos estes são entes federados, autônomos e iguais entre si.