As lesões celulares irreversíveis levam à morte da célula por um de dois possíveis mecanismos: necrose ou apoptose. Pode-se definir necrose como as alterações que ocorrem após a morte celular em um organismo vivo. É sempre patológica e habitualmente provoca inflamação no local afetado.
– Esteatose hepática ou degeneração gordurosa do fígado é a condição na qual ocorre acúmulo de triglicerídeos dentro dos hepatócitos (Robbins & Cotran, 2015). – O fígado é o principal órgão envolvido no metabolismos das gorduras, mas a esteatose também pode ocorrer no coração, no músculo e nos rins.
Através dos inúmeros fatores que agem na causa e nos mecanismos de manifestação da lesão, estas são classificadas em reversíveis (quando possuem função alterada e/ou diminuída, com posterior restabelecimento) e irreversíveis (quando perde totalmente sua funcionalidade).
A lesão celular pode ser reversível até certo ponto, mas se o estímulo persistir ou for intenso o suficiente desde o início, a célula sofre lesão irreversível, levando-a a morte celular, que é o resultado final da lesão celular progressiva, sendo um dos principais eventos na evolução de uma doença em qualquer tecido ou ...
As alterações morfológicas irreversível são aquelas relacionadas a morte celular, as quais podem ser de vários tipos, mas nos casos mais típicos que são possíveis de se visualizar, podem ocorrer aumento da célula, a retração e fragmentação do núcleo e extravasamento de seu conteúdo, gerando alteração tecidual, na ...
Quanto aos tipos de lesão (reversível ou irreversível), assinale a alternativa Correta: a)Lesão reversível: há cura, mas as células não voltam ao normal após cessado o estímulo agressor. b)Lesão irreversível: não há cura, há morte celular e as células não voltam ao normal mesmo após cessado o estímulo agressor.
O evento que não ocorre durante o processo de apoptose é: Alternativa b) O clivagem do DNA em fragmentos com diferentes tamanhos de pares de bases. A apoptose é o processo de morte celular programada. ... A célula que morre por apoptose sofre uma série de alterações morfológicas, reduzindo seu volume.
SÃO CAUSAS DE ESTEATOSE HEPÁTICA, EXCETO HIPERTENSÃO. DISLIPIDEMIAS. EXCESSO DE ÁLCOOL. DIABETES.