A palavra que designa técnica de metalurgia, através da qual os metais são obtidos e também a sua preparação por os minerais disponíveis. Deve-se notar que, em prossecução da sua missão, metalurgia também é responsável por estudar a questão de ligas, para controlar a qualidade de todos os processos e corrosão.
O processo metalúrgico consiste em várias fases ou etapas: em primeiro lugar o metal é obtido a partir de minérios que tem, num estado natural, e separa-lo da ganga, o que é o nome da mistura de argila e silicatos que encontrado no metal, em seguida, procede-se à purificação da mesma por remoção de quaisquer impurezas residuais que possam estar no metal em questão, segue-se com a preparação de ligas, e finalmente como tratamentos apropriados para o metal são feitas a que dependem do produto a ser obtido.
Não é uma história de metalurgia desde os tempos antigos, por exemplo, no final do período Neolítico, os homens interveio cobre, prata e ouro, com golpes, com a intenção de deixá-los plana como papel. Enquanto isso, o cobre tem sido o primeiro homem trabalhava materiais e isto está intimamente ligada à possibilidade de encontrar na natureza em sua forma mais pura.
Com o passar do tempo eles vêm mais técnicas metalúrgicas, como no caso da cera perdida fundição, aço temperado, soldagem, entre outros.
O homem tinha precisa criar utensílios e ferramentas que o auxiliam na realização de actividades diferentes e também querendo mostrar peças que se destacam, desencadeou este desejo humano de intervir metais.
No outro lado, a palavra é também usado para designar a disciplina que trata de estudar as propriedades exibidas por metais.
E o conjunto de indústrias envolvidas na produção de metais é popularmente conhecida como metalurgia.