O ser humano tem razão e força de vontade. Também é possível viver a dualidade da razão e nível interno coração. Nesse caso, as pessoas que se enquadram na racionalização excessivo e freqüente usar um mecanismo de defesa para justificar suas atitudes e comportamentos por argumentos racionais que fornecem peso.
Através da racionalização, uma pessoa pode dar uma explicação lógica de comportamento, um pensamento ou um sentimento, a fim de obter uma maior compreensão dessa realidade particular. Uma pessoa pode não só ser justificada para os outros, por medo de que as pessoas dizem, mas uma pessoa também pode justificar a si mesmo, a fim de facilitar a sua consciência.
Racionalização de um fato não é uma mera justificação, ou seja, o assunto realmente acredita no que ele diz, precisamente porque isso é uma questão que tem dedicado tempo para reflexão e racionalizado. Racionalização tem uma abordagem ética, ou seja, a pessoa traz argumentos concretos de uma questão em conformidade com as disposições como socialmente correta.
Do ponto de vista da psicanálise, o assunto poderia racionalizar o comportamento que poderia causar alguma culpa no caso não para colocar a situação em contexto fundamentado.
A razão é muito importante porque através do conhecimento, os seres humanos podem refletir sobre a realidade, a fim de fazer um balanço e conhecer a própria realidade. No entanto, em um nível humano, é muito importante encontrar o equilíbrio da razão e do coração para alcançar a verdadeira felicidade um nível humano.
A mesma palavra pode ter significados muito diferentes. Assim também no caso do conceito de racionalização. Não é uma maneira diferente de aplicação do conceito de racionalizar. No contexto profissional, refere-se ao gesto racionalização Racionalizar tempo, recursos e custos, a fim de fazer um planejamento perfeito.
Por exemplo, precisamos analisar o processo, a fim de alcançar um bom racionalização do processo de produção. Neste caso, racionalização refere-se a uma utilização óptima dos recursos de acordo com um objectivo específico e preciso.