Quando usar está? A palavra está, com acento agudo, é o verbo estar em sua forma conjugada na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo. Ou seja: ele/ela/você está. O termo é acentuado, porque a tônica encontra-se na última sílaba.
Na 3ª pessoa do singular, não há acento gráfico; na 3ª pessoa do plural, terminam em –ÊM. Esse acento circunflexo para distinguir o plural do singular foi mantido, segundo o novo acordo ortográfico: Ele tem – eles têm; Ele vem – eles vêm.
A forma correta de escrita é você está. As construções você estar e você tá estão erradas. A forma correta de conjugação do verbo estar na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo é está.
O A (sem H) é uma preposição que exprime distância ou tempo futuro. Ex.: O namorado morava a meio quarteirão de distância. O bebê chegará daqui a nove meses. Já o Há (com H) é flexão do verbo haver e indica tempo passado.
20 minutos fazem o quê? O verbo fazer, quando indica tempo decorrido, é impessoal. Ele não possui sujieto e não se flexiona em número. [ Faz ] vinte minutos que estou te esperando.
Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.
Fazem-se necessários os estudos e experimentações. Equivale a "... que se fazem necessários. Com VTD e VTDI, "se" é pronome apassivador, e o verbo deve concordar com o sujeito composto. Espero tê-lo ajudado.
Desejo saber se o uso do verbo fazer está correto escrito assim: «O profissional não dispõe de vaga. Far-se-á encaminhamento para outro profissional.» Far-se-á está correcto e, neste contexto, pode considerar-se usual, dado que a mesóclise ocorre, essencialmente, em textos e discursos formais.
Sem erros. Depois dessas explicações e exemplos, ficou fácil saber quando usar “faz ou fazem”. Se o sujeito está explícito na oração, use “fazem”; se o sujeito é inexistente, use “faz”.