Isaac Newton
Newton descobriu que a luz branca é proveniente da soma das sete cores do arco-íris. ... Utilizando-se de um prisma triangular, atravessou sobre ele um feixe de luz branca, tendo como resultado todas estas sete cores.
Isaac Newton
Classificação das cores que compõem o círculo cromático:
É a harmonia que se baseia no uso de três cores equidistantes do círculo cromático . Por exemplo : azul , amarelo e vermelho . Esse tipo de combinação consegue dar um efeito visual muito atraente .
Basta olhar uma cor e seguir em linha reta para a outra extremidade. Sendo assim, de acordo com o círculo cromático, as cores complementares são: amarelo com violeta, amarelo alaranjado com azul arroxeado, laranja com azul, vermelho com azul esverdeado, vermelho com verde e vermelho arroxeado com amarelo esverdeado.
No grupo das cores quentes está o vermelho, o laranja e o amarelo. As cores quentes são aquelas que transmitem sensação de calor, alegria e descontração.
Cores quentes: são as cores que podem transmitir uma sensação de calor. Ex.: vermelho, laranja e amarelo. Cores frias: são as cores que transmitem sensação de frio. Ex.: azul, verde e violeta.
As cores frias compreendem: o azul, o verde e o violeta. Segundo a temperatura das cores, essas matizes estão relacionadas ao gelo, ao mar, ao vento e demais elementos da natureza. Na psicologia, alguns estudos afirmam que as cores são capazes de causar efeitos sobre as pessoas.
A cor da luz pode ser classificada em monocromática e policromática. A luz branca, por exemplo, sofre refração e decompõe-se nas cores do arco-íris. ... Esse fato acontece com todas as cores (vermelha, amarela, azul etc.). Agora, quando um objeto possui cor branca é porque ele reflete todas as cores que incidem sobre ele.
Um corpo negro absorve todas as cores e não reflete nenhuma delas. Vemos então que o branco é a combinação entre a reflexão de todas as cores, enquanto o preto é a ausência dessa reflexão, isso porque ele apenas absorve a luz.
I – As cores dos objetos são determinadas pela frequência da luz; II – Quando um objeto é iluminado pela luz branca, parte dessa luz é absorvida e outra parte é refletida; III – Um objeto que apresenta cor preta absorve toda a luz que recebe; IV – Um material de cor branca não reflete nenhuma frequência de luz.
Ela pode ocorrer por qualquer corpo ou substância, no entanto, a forma como a luz é absorvida depende de sua frequência bem como da natureza dos átomos do corpo que é iluminado.
O Sol emite luzes de todas as cores, do vermelho ao violeta, porém, ao passar pela atmosfera terrestre, os gases presentes absorvem a luz do Sol exatamente nas cores que emitem. Esses tipos de espectros são denominados espectros de absorção. ... É o que ocorreu com o espectro da luz do Sol ao passar pelo gás do sódio.
A refração ocorre quando a luz atravessa a interface entre dois meios ópticos e transparentes, como ar e água. Quando isso acontece, a velocidade de propagação da luz muda, uma vez que essa velocidade depende de uma característica de cada meio óptico chamada de índice de refração absoluto.
A reflexão da luz ocorre quando um feixe de luz, ao incidir sobre uma superfície, retorna ao meio de origem.
A difração é a capacidade das ondas de contornar obstáculos. Esse fenômeno pode acontecer com qualquer tipo de onda. ... Na imagem acima, depois que as ondas passam pela fenda, elas tornam-se circulares, assim, conseguem atingir toda a região posterior ao obstáculo.
Raios incidentes – São os raios que atingem a superfície. Raios refletidos – São os raios que voltam ao meio de propagação. Se for constituído no meio do raio incidente, reta normal e representado pela letra i, denomina-se ângulo de incidência.
Podemos afirmar que quando a luz incide sobre um objeto qualquer, os processos que podem ocorre com ela são os seguintes: refração , reflexão, difração.
Caso iluminemos um objeto opaco com luz branca, veremos que parte dessa luz é absorvida e outra parte é refletida. Dessa forma, ao vermos um objeto de cor escura (objeto negro), podemos dizer que esse objeto está absorvendo toda a luz que incide sobre ele.
Quando ocorre a incidência da luz em uma superfície e ela retorna ao meio do qual ela estava se propagando, dizemos que ocorreu o fenômeno óptico reflexão. ... A 1° lei da reflexão: O raio incidente (RI) à normal e o raio refletido são cooplanares, ou seja, estão no mesmo plano.
A cor de um objeto está sujeita à luz que o ilumina. Um corpo verde, por exemplo, pode ser percebido como preto se iluminado sob luz monocromática azul. Sendo assim, podemos dizer que a cor depende da luz que ilumina o objeto e, portanto, não é uma característica própria dele.