Em uma palavra, ocorrem encontros vocálicos quando duas ou mais vogais sucedem umas às outras. Existem três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato. O ditongo é o encontro de duas vogais na mesma sílaba. Exemplo: Eu-ro-pa, Pal-mei-ras, Au-ro-ra.
As vogais sempre possuem som mais forte em relação às semivogais. Assim, se na mesma sílaba houver duas ou três letras que representam semivogais (e, i, o, u), a vogal será sempre a que tiver som de “e” ou “o” (som mais forte), enquanto as semivogais serão as que tem som de “i” ou “u” (som mais fraco).
As semivogais podem ser representadas pelas letras “e”, “i”, “o”, “u”, sendo que as letras “e” e “o”, quando semivogais, apresentam som de “i” e “u”. As semivogais sempre acompanham alguma vogal, com a qual formam uma sílaba. Portanto, nunca haverá uma sílaba com apenas uma semivogal.
No caso de paisagem, o encontro se dá por uma vogal (a) e uma semivogal (i), portanto, é classificado como ditongo.
A língua portuguesa tem 12 fonemas vocálicos e 19 fonemas consonantais.
Bombeiro é ditongo pois quando a palavra é separada o "EI" de bombeiro permanece na mesma sílaba e hiato é quando separa-se e as vogais ficam em sílabas diferentes. OBRIGADO !!!