EQST

Cooperacao?

Cooperacao? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
  • Cooperação internacional
  • Cooperação significa para ajudar ou colaborar com alguém, a fim de prestar apoio. Cooperar envolve oferecer aos outros e, portanto, a cooperação é normalmente associado com a solidariedade, altruísmo ou generosidade.

    Não há nenhuma razão única para a cooperação, mas de alguma forma a ajuda de um senso de empatia oferecido aos outros ou porque os seres humanos muitas vezes contemplar a idéia de fazer pelos outros o que gostaríamos que os outros fizessem por nós.

    O oposto de cooperação está ligada a sentimentos egoístas e, por outro lado, não-cooperação é uma falta de interesse pelas necessidades dos outros. Quando falamos de assistência ou de cooperação não devemos pensar apenas em humanos, pois há animais que têm atitudes parceiras (geralmente as espécies que vivem em grupos e têm padrões de vida, como chimpanzés e elefantes).

    Cooperação internacional

    Hoje falamos do mundo como uma aldeia global e, neste contexto foi consolidada nas últimas décadas o conceito de cooperação internacional. Existem organizações e instituições cuja principal função é fornecer suporte a esses países ou regiões onde as pessoas não podem satisfazer suas necessidades básicas. Na verdade, não é a figura de cooperar, alguém que de forma voluntária e altruísta traz seu grão de areia em favor de um projeto humanitário.

    A cooperação internacional tem muitas variantes: educação, saúde, agricultura, sobre as catástrofes naturais, os refugiados, as causas ambientais e muitos projetos. É neste contexto que surgiram ONGs, entidades sem fins lucrativos que tentam colmatar as lacunas dos mais necessitados.

    De uma perspectiva internacional, existem planos de atribuição de 0,7% do PIB na mais avançada cooperação nações. No entanto, as nações que atendem este compromisso ainda são muito poucos.

    Embora a necessidade de cooperar com os países mais pobres é uma idéia amplamente compartilhada, ainda há uma série de obstáculos ou problemas sobre isto: dúvidas sobre o dinheiro para a ajuda, fraude e medo de que pessoas que recebem ajuda acabar vivendo da ajuda internacional e não de seus próprios recursos. A este respeito, alguns consideram a melhor forma de cooperação é resumida com a seguinte abordagem: dá a um homem um peixe e você o alimentará por um dia, mas se você quiser realmente ajuda é melhor ensiná-lo a pescar.