Para isso, acesse "Arquivo" e depois "Abrir" para selecione a foto;
Tutorial-como fazer retículas à mão!
Usar a retícula não tem segredo nenhum. Coloque-a sobre o desenho e com um estilete recorte suavemente a área que você deseja. Aplique uma leve pressão para cortar apenas a retícula e manter seu desenho intacto.
Agora com o lápis de cor vamos pintar todas as áreas correspondente a pele e decorar todo o desenho com as cores que achar conveniente, e depois da aplicação do lápis de cor, com os dedos você vai espalhando as cores para que fique mais uniforme.
Para conseguir o efeito sombreado no desenho, a dica é utilizar a ponta do lápis lateralmente e sempre bem afiada. Com essa técnica é possível cobrir áreas maiores, além de obter um efeito de sombra com pigmentação mais intensa de um lado da ponta e mais fraca de outro.
Escureça as áreas mais distantes da fonte de luz. Faça uma pressão um pouco maior com o lápis para fazer tons mais escuros do lado oposto à fonte de luz. Faça camadas de sombreado, trabalhando em direção à parte mais escura do desenho. A sombra mais escura é chamada de sombra projetada.
As principais maneiras de se sombrear o desenho, na minha concepção, são:
Estrutura da Luz e Sombra
A luz e a sombra são elementos fundamentais da linguagem visual. Com elas podemos criar no desenho, na pintura e escultura belíssimos efeitos como o de dilatação do espaço, o de profundidade e o de valorização da parte mais iluminada. ... Todo objeto não transparente exposto à luz determina uma sombra.
Tome um momento para olhar ao seu redor os objetos familiares. Tente descobrir porque você vê as suas reais formas tridimensionais. Olhe para os diferentes valores criados pela luz e sombras. Observe as figuras a seguir e localize a sombra própria, projetada e o brilho da luz.
SOMBRA PRÓPRIA: É aquela formada no próprio objeto, no lado oposto à fonte de luz. A face que estiver menos iluminada será sempre mais escura do que a que estiver exposta à luz. ... SOMBRA PROJETADA: Ocorre quando um objeto é iluminado e projeta uma sombra sobre um plano ou sobre outro objeto.
Diferentes materiais podem ser empregados para produzir sombra: quando a sombra é proporcionada por árvores, considera-se como “sombra natural”; quando proporcionada por construções civis (coberturas de telha de barro, de palha, de metal, de madeira, de telas de polietileno na cor preta, e de outros materiais), são ...
A sombra é uma região escura do espaço que não recebe luz direta da fonte, causada pela presença de um obstáculo. A formação da sombra se dá pela aplicação do princípio da propagação retilínea da luz, que diz que em um meio homogêneo e transparente, como o ar, a luz se propaga em linha reta.
Como já dissemos, toda vez que houver um objeto bloqueando o caminho da fonte de luz, surgirá uma sombra. Como o objeto é denso e opaco a luz não consegue transpassa-lo e é por isso que a sombra se forma. Com isso, a palavra “sombra” pode ser definida como uma região destituída de luz, ou seja, que não existe luz.
Resposta:Isso ocorre porque a luz ao encontrar o objeto será impedida de prosseguir, produzindo uma região na qual não existe luz (a sombra). Os demais raios ao se propagarem pelo espaço em linha reta atingirão o piso ou outro objeto criando regiões iluminadas e regiões destituídas de luz (onde existe sombra).
Resposta. Resposta: 6- Propagação retilínea da luz. ... - Sempre que colocamos algum objeto sobre a luz percebemos que há a formação de uma sombra mais escura e, às vezes, outra sombra um pouco mais clara.