A deseconomia de aglomeração pode ser caracterizada como o processo contrário à atração de novos investidores nas áreas industriais e econômicas. Essa economia pode ser vista como não mais atrativa para investidores em decorrência das desvantagens industriais, que em determinado momento, superam as vantagens.
entende-se por economia de aglomeração ou de localização,uma etapa do processo industrialização em que ocorre a concentração da instalação de empresas produtivas ou de atividades econômicas em uma determinada região do espaço geográfico.
Economia de aglomeração: conheça esse tipo de concentração industrial. Quando diversas empresas concentram suas atividades econômicas em uma determinada região elas desenvolvem uma economia de aglomeração. O propósito dessa ação é obter algum tipo de vantagem que não seria possível obter isoladamente.
A concentração das indústrias é uma tendência do sistema econômico mundial. Tanto no setor de bens como no de serviços, algumas poucas empresas dominam seus respectivos mercados, que compreendem, em grande parte das vezes, não um determinado país ou região, mas vários ou todos os países.
O processo de concentração industrial do Brasil ocorreu com o desenvolvimento da política de substituição de importações, assumida de maneira mais proeminente durante o Governo Vargas, após os eventos relativos à Crise de 1929 e o consequente declínio da economia cafeeira.
O surgimento das indústrias na região sudeste está vinculado à produção cafeeira decorrente da: Grande quantidade de trabalhadores da produção do café foi atraída para trabalhar nas indústrias que iniciavam suas atividades.
Resposta: A industrialização do Sudeste, região de maior destaque industrial e econômico do Brasil, ocorreu a partir do declínio do café, por volta de 1920. A Região Sudeste é a principal do país, sua importância está em seu destaque industrial e econômico.
Resposta. sudeste tem a maior consentração de desenvolvimento do PAIS. Se encontram as MAIORES MONTADORAS e SIDERÚRGICAS do PAIS além de ter o parque industrial. Suas áreas agrícola são MODERNAS e tem MUITAS empresas TRANSNACIONAIS.
Maior infraestrutura e renda foram dois fatores responsáveis pela concentração industrial na Região Sudeste do Brasil, principalmente no Estado de São Paulo, visto que a região desenvolveu grandes centros urbanos durante o ciclo do café.
Alguns dos mais importantes ramos industriais da região são: as automobilística (com mais força em São Paulo), siderúrgica (São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo), petroquímica (Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais), navais (Rio de Janeiro) petrolífera ( Rio de janeiro e Espirito Santo).
O desenvolvimento industrial na região ocorreu principalmente a partir do século XX, após o declínio do café, o café ocupou durante muito tempo lugar de destaque nas exportações e essas “seguravam” a economia brasileira.
Resposta. São três os fatores que favoreceram o surgimento das indústrias na região sudeste, basicamente vinculados à produção cafeeira decorrente da: Grande quantidade de trabalhadores da produção do café foi atraída para trabalhar nas indústrias que iniciavam suas atividades.
Resposta. As principais consequências da industrialização no sudeste é a forte concentração populacional nas metrópoles mas podemos por também um alto índice de desenvolvimento nas infraestruturas das cidades dentre outros fatores.
Um dos importantes fatores para o desenvolvimento industrial na Região Sul é o potencial energético, devido às usinas hidrelétricas instaladas na região, o relevo de planalto facilitou a construção das mesmas, dessa forma a abundância de energia elétrica facilita o abastecimento do setor produtivo industrial.
As principais atividades industriais da região são: Siderurgia e metalurgia: É nessa região que está localizada a primeira indústria do gênero, a CSN, na cidade de Volta Redonda, devido a proximidade com uma grande área mineralífera, o quadrilátero ferrífero, no estado de Minas Gerais.
O parque industrial brasileiro atualmente está concentrado sobretudo nos estados do Centro-Sul e nas regiões metropolitanas, embora a dispersão da infra-estrutura de transportes, energia e comunicação tenha se espalhado espacialmente nas últimas décadas para diversas outras regiões, inclusive no interior dos estados.
Região Nordeste – as maiores concentrações industriais estão em suas regiões metropolitanas: Salvador, Recife e Fortaleza; Região Norte – é pouco industrializada destacando-se a Zona Franca de Manaus e a Região de Belém; Região Centro-Oeste – possui um modesto setor industrial sem a formação de grandes centros.
Os 11 estados brasileiros onde a indústria é mais importante
Resposta