Na teoria dos jogos, os jogos de soma não nula ou de soma diferente de zero, são aqueles que não respeitam as condições que caracterizam os jogos de soma nula, isto é, são aqueles cujo somatório dos pagamentos efetuados a todos os jogadores não é nulo.
Teoria dos jogos ou Teoria de jogos é um ramo da matemática aplicada que estuda situações estratégicas onde jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno.
Jogar para vencer significa avaliar as opções disponíveis através de lentes mais precisas. Essa é a essência do que é a teoria dos jogos. É ter clareza sobre o que você e seu "oponente" precisam de um mínimo necessário para sentirem que conseguiram - de alguma forma - aquilo que querem.
A Teoria dos Jogos, a qual poderia se chamar muito apropriadamente de Teoria das Decisões Interdependentes, tem como objeto de análise situações onde o resultado da ação de indivíduos, grupo de indivíduos, ou instituições, depende substancialmente das ações dos outros envolvidos.
A Teoria dos Jogos no Direito Penal A Teoria dos Jogos baseia-se na tomada de decisão através da análise prévia das prováveis ações ou reações dos outros jogadores. No campo penal, ela também pode ser utilizada para planejar uma defesa ou uma acusação.
O equilíbrio de Nash é um conceito de teoria dos jogos onde o resultado ideal de um jogo é aquele em que nenhum jogador tem um incentivo para desviar-se da sua estratégia escolhida depois de considerar a escolha de um adversário. ... Cada jogador ganha porque todo mundo obtém o resultado desejado.
O jogo é uma ferramenta que contribui na formação corporal, afetivo e cognitivo, por ter uma característica lúdica se torna mais atrativa e eficiente em seu desenvolvimento, preparando sua inteligência e caráter, tendo conhecimento de quantidade e de espaço.
O jogo é definido como uma atividade de caráter lúdico com normas livremente estabelecidas pelos participantes. O esporte, por sua vez, tem regras preestabelecidas pelas diferentes instituições que regem cada modalidade esportiva, sejam ligas, federações, confederações ou comitês olímpicos.
Para Lavega (2000), o jogo popular pertence ao povo, às pessoas do lugar, cujas características, crenças e estilos de vida estão incorporados em seu cotidiano. Já o jogo tradicional se caracteriza pelo processo de transmissão entre gerações e grupos de pessoas e tem continuidade durante determinado tempo histórico.
Quando a atividade física é planejada e estruturada com o objetivo de melhorar ou manter os componentes físicos, como a estrutura muscular, a flexibilidade e o equilíbrio, estamos falando do exercício físico. Nesse caso, ele geralmente é orientado por um profissional de educação física.
Os jogos cooperativos são as dinâmicas de grupo que promovem, como o nome diz, a cooperação, o espírito de equipe e a ajuda mútua entre os integrantes dos times. O intuito é ajudar a criar cultura de parceria, em que as pessoas não participam para ganhar, mas sim por todo o processo que leva à meta comum.
Os Jogos Cooperativos são atividades realizadas em grupo, com o objetivo de despertar o espírito de cooperação e a confiança entre as pessoas. Os Jogos Competitivos tem como objetivo estimular a competição entre os participantes, sem deixar de lado o ensinamento de que o principal não é ganhar, mas sim competir.
Os jogos cooperativos se baseiam em cinco princípios que vão colaborar para a construção dessa auto-estima: inclusão, coletividade, igualdade de direitos e deveres, desenvolvimento humano e processualidade (SOLER 2006 p.p.
Saiba quais são os principais benefícios do videogame
Jogos eletrônicos já foram acusados de causar problemas como obesidade, déficit de atenção, timidez e agressividade excessivas. Outros estudos, porém, alardearam seus benefícios no desenvolvimento de noção espacial, habilidades visuais e motoras e no combate ao declínio mental que surge com a idade.
Os jogos eletrônicos trazem muitos benefícios aos seus usuários, desde que tenham como objetivo principal influências positivas e utilizados corretamente. Eles melhoram o raciocínio, a lógica, a percepção motora, auxilia na tomada de decisão, além de melhorar as estratégias de seus jogadores.
Além de incentivar o estilo de vida sedentário e os maus hábitos alimentares, os games e jogos eletrônicos podem gerar outros problemas: o vício, o aumento da violência e de doenças como a depressão. É importante que as crianças passem tempo praticando esportes, atividades físicas e lazer fora da frente da TV.
Com horas e horas sentado, seja manuseando um controle ou com mouse e teclado, a postura tende a se manter de maneira errada, e com isso, pode-se desenvolver problemas como lordose, hérnia de disco ou escoliose.
Os jogos eletrônicos são uma ferramenta importante na construção da escola do futuro. Eles podem desenvolver nas crianças e nos adolescentes habilidades variadas, como atenção, interação, memória, raciocínio lógico, planejamento, tomadas de decisão, seleção visual, entre outras.
O uso exagerado de quaisquer uma dessas opções, todavia, associado a sintomas como agressividade, problemas com sono, atos impulsivos, ansiedade e depressão requer atenção. Quem tem vício em games, afinal, deixa de lado suas atividades do dia a dia para que consiga passar mais tempo a jogar.
A psicoterapia cognitivo-comportamental é a opção mais utilizada em tratamento para vício em jogos online. Nela, afinal, o paciente entende os aspectos de sua dependência e cria condições para desenvolver formas de se relacionar socialmente, longe do ambiente dos jogos online.
Os 3 sinais para saber se você está viciado em games
Como combater o vício da garotada em videogames
Principais sinais
Como gerenciar o tempo de jogo
O vício em games é um tipo de vício comportamental em que a pessoa deixa de fazer suas atividades diárias para ficar jogando, o que compromete atividades básicas do cotidiano, como higiene pessoal, alimentação, trabalho e/ou estudos, vida social e etc.
De acordo com a OMS, uma pessoa é considerada viciada em games ao apresentar: Falta de controle sobre o jogo (seja frequência, seja intensidade, seja duração) Prioriza sempre os jogos em relação a outros interesses da vida e atividades diárias.
No caso dos jogos, a tolerância leva o indivíduo a passar intervalos de tempo cada vez mais longos jogando. Outra similaridade entre as dependências é a abstinência. Irritabilidade, ansiedade, insônia e até mesmo tremores podem aparecer quando essas pessoas ficam afastadas dos jogos por longos períodos.