A falta de luz está relacionada a fortes tempestades, que afetam a rede elétrica de diversas maneiras. Os raios são responsáveis por 40% dos desligamentos nas redes de energia brasileiras. Isso pode ocorrer, por exemplo, se um transformador for atingido por um raio, o que causa sobrecarga na rede de energia.
A lâmpada de facho de luz amarelo é a escolha ideal para quem quer um ambiente mais aconchegante e confortável. É também conhecida como lâmpada quente – não pela temperatura de calor, mas sim pela temperatura da cor.
Quando o ambiente está escuro, a glândula pineal, que fica dentro do cérebro, produz uma substância chamada melatonina. Entre outras coisas, ela é responsável por induzir o organismo ao sono profundo. Quando há muita luz, essa substância praticamente pára de ser secretada pela glândula.
A exposição noturna à luz durante o sono pode afetar não só sua saúde mental, mas também seu metabolismo. De acordo com um novo estudo, até mesmo uma única noite de sono com algum abajur ligado afeta de forma aguda as medidas de resistência à insulina.
Estresse, preocupação, medo, ansiedade e receber más notícias podem causar problemas de sono. Muitas vezes, as perturbações se dissipam quando o distúrbio emocional é resolvido. No entanto, algumas dessas emoções podem eventualmente se transformar em depressão, que também pode causar estragos no sono de uma pessoa.
Comer muito à noite também pode ocasionar azia ou refluxo. Coma pequenas e pouco calóricas refeições antes de dormir. Se levantar à noite para fazer “xixi” pode atrapalhar o seu sono. Por esse motivo, recomenda-se evitar consumir muita água, chá ou suco antes de ir para a cama dormir.