Partícula viral é a estrutura molecular que constitui um vírus. Ela é composta basicamente por ácido nucléico e proteínas, mas adicionalmente podem conter lipídios e carboidratos. O material genético viral é composto por uma ou mais moléculas de ácido nucléico (DNA ou RNA).
Nucleocapsídeo – estrutura onde está o capsídeo; Capsômeros – monômeros que se agregam para constituir os capsídeos; Envelope – membrana rica em lipídios que reveste externamente a partícula viral; Peplômeros – estruturas externas aparentes na superfície, repletas de glicoproteínas e lipídios.
Principais formas e partículas virais. Entre as principais estruturas podemos citar o genoma viral, o capsômero, capsídeo, o envelope viral e os peplômeros. Essas estruturas fazem dos vírus uma entidade capaz de se reproduzir, porém, não podem fazer isso por conta própria.
Tipos de Vírus Adenovírus: formados por DNA, por exemplo o vírus da pneumonia. Retrovírus: formados por RNA, por exemplo o vírus HIV. Arbovírus: transmitidos por insetos, por exemplo o vírus da dengue. Bacteriófagos: vírus que infectam bactérias.
Geralmente, o contágio se dá de uma planta para outra, por enxertos (vírus da tristeza, sacarose, exocorte e xiloporose do citrus), disseminação de pólen e sementes (mosaico comum do feijoeiro), ou mesmo por meio de vetores (vírus do mosaico do pepino).