Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.
atabaque
O Jongo é uma dança com origem africana, possivelmente do povo de Angola, da qual participam homens e mulheres. Significa divertimento. ... Alguns pesquisadores classificam o jongo como um de "tipo de samba" mais antigo, pois foi o jongo que deu mais tarde origem ao samba.
As mulheres colocam as saias de chita por cima das suas roupas de trabalho e o traje se complementa também com as camisetas do grupo. Os cabelos são ajeitados com turbantes afros. As roupas, assim como os cânticos, representam e diferenciam quem pertence ao grupo.
Os pontos encerram um sentido simbólico que dá às palavras uma semântica peculiar aos jongueiros, possibilitando o entendimento entre eles. As frases curtas retratam o contato com a natureza, o dia-a-dia do trabalho braçal nas fazendas, a revolta com a opressão sofrida e a saudade da África.
Tem suas raízes nos saberes, ritos e crenças dos povos africanos, principalmente os de língua bantu. São sugestivos dessas origens o profundo respeito aos ancestrais, a valorização dos enigmas cantados e o elemento coreográfico da umbigada.
O jongo, também conhecido como caxambu e corimá, é uma dança brasileira de origem africana que é praticada ao som de tambores, como o caxambu. É essencialmente rural. Faz parte da cultura afro-brasileira. Influiu poderosamente na formação do samba carioca, em especial, e da cultura popular brasileira como um todo.
O Jongo da Serrinha é o grupo mais tradicional de dança de batuque da cidade do Rio, criado pelo Mestre Darcy Monteiro e sua mãe, a Vovó Maria Joana Rezadeira. ... O jongo, também conhecido como caxambu, influenciou a formação do samba carioca e da cultura popular brasileira.
Ritmo e dança produzidos nas senzalas, avô do samba, é tocado em compasso binário, executado numa variação de 6/8, em três tambores: o caxambu (grave), o candongueiro (médio) e o angona ou angoma puíta (agudo).
No sul do estado do Rio de Janeiro, o Ponto de Cultura Jongo do Pinheiral é referência na arte de transmitir a tradição da dança e trabalhar a autoestima dos negros, com especial trabalho voltado às crianças. A região teve a maior fazenda de café na época do Brasil Colônia.
Nota-se que qualquer transmissão de um elemento cultural só pode ocorrer dentro de um contexto social. A cultura do jogo é um fenômeno de grupo. Ou seja, um jogo se mantém e é repassado por um conjunto de sujeitos que mutuamente se regulam, com uma identificação própria e com um modo de organização típico.
Resposta: Ele é considerado uma prática de memória coletiva por celebrar a ancestralidade africana e a trajetória dos afrodescendentes no Brasil. Grupo de jongo da cidade de Piquete, no estado de São Paulo.
Resposta. Resposta: Os jongueiros trocavam o sentido das palavras, criando um novo vocabulário e passando a conversar entre si por meio dos pontos de jongo, em uma linguagem cifrada.
Hoje em dia podem participar do Jongo homens e mulheres, mas esta participação, em sua forma original era rigorosamente restrita aos iniciados ou mais experientes da comunidade.
O Jongo da Serrinha nasce com o intuito de pesquisar, criar produtos culturais (livros, espetáculos, filmes etc) e divulgar o jongo mundo afora. Criado no fim da década de 1960, é até hoje referência da cultura carioca tradicional. Um de seus discos mais marcantes é o trabalho homônimo, lançado em 2002.
O Jongo não é só canto e dança. Para os jongueiros, os instrumentos também são sagrados. Os pontos do Jongo, com a sua linguagem metafórica e cifrada, exigem muita experiência e atenção para compreender seus significados. No passado, era por meio dos pontos que os escravos trocavam informações e combinavam fugas.
O Mestre Darcy sempre dizia que o jongo é um movimento de resistência cultural. ... Mesmo hoje, com a cena musical bem diferente do que era no seu tempo, o jongo resiste pela força da cultura daquele lugar chamado Morro da Serrinha.
Segundo Tia Maria, quando era criança o jongo era praticado apenas por pessoas mais velhas e quase escondido. Ela relembra que sua mãe a colocava para dormir e depois ia dançar o jongo no quintal de casa. ... Foi assim que no final da década de 1960 surgiu o Jongo da Serrinha, no bairro de Madureira no Rio de Janeiro.
O que podemos concluir com relação à dança do jongo? ... Podemos concluir que essa dança é muito an- tiga e ainda é praticada no presente.
Os jongueiros cantam como uma forma de saudação ao amanhecer, ou também ao chamado “sarava a barra do dia”. A dança ocorre no dia 13 de maio, como uma maneira de consagrar os pretos-velhos, em datas como as festas juninas, casamentos, etc.
Significado de Caxambu substantivo masculino [Brasil] Dança de negros, espécie de batuque ao som do tambor.
Uma palavra com vários significados A busca da palavra “dança” em dicionários fornece ao leitor inúmeras possibilidades de entendimento. O mais simples entre eles aponta dança como “[...] sequência de movimentos corporais executados de maneira ritmada, em geral ao som de música.” (FERREIRA, 1999: 604).
O papel da dança na prática educativa tem o objetivo de resgatar, de forma natural e espontânea, as manifestações expressivas da nossa cultura. A expressão corporal como recurso da aprendizagem escolar, utiliza o corpo em movimento, estimulando a expressão de sentimentos e emoções que auxiliam na integração social.