A frutose possui três átomos de carbonos assimétricos, portanto, temos 8 isômeros opticamente ativos e 4 isômeros opticamente inativos, que são 4 misturas racêmicas.
É considerado o composto mais doce entre os carboidratos que ocorrem naturalmente. É cerca de 1,7 vezes mais que a sacarose. Contudo, a doçura provém do anel de 6 átomos de carbono da frutose; o anel de 5 átomos de carbonos, formado pelo aquecimento da frutose, possui o mesmo sabor que o açúcar refinado comum.
Ciclização da D-glicose. O aumento da cadeia do monossacarídeo leva ao aparecimento de novos Cs assimétricos e, portanto mais isômeros estruturais, também chamados estereoisômeros. O número de isômeros é dado pela expressão 2n onde n é o número de carbonos assimétricos.
Quando submetemos essas duas moléculas a um feixe de luz polarizada, notamos que uma delas desvia o feixe de luz polarizada para a direita, sendo denominada de dextrogiro (ácido d-lático); e a outra desvia para a esquerda, denominada de levogiro (ácido ℓ-lático).
Uma onda eletromagnética é linearmente polarizada se o seu vetor campo elétrico possuir (a) apenas uma componente ou (b) duas componentes ortogonais em fase ou em oposição de fase. ... Por este motivo, se luz despolarizada incidir sobre um polarizador, apenas a componente polarizada na direção do eixo irá ser transmitida.
Polarização e ressonância Polarizar uma onda significa orientá-la em uma única direção ou plano através da passagem em um dado meio, chamado de polarizador. Somente ondas transversais podem ser polarizadas!). A luz solar não tem uma direção específica de polarização.